Boa tarde!
Em conjunto com @LuizBlind, apresentamos a transcrição do vídeo: "Seguindo "As Noticia" na Bolsa!"
Vídeo do youtube:
--------
Observação: Procurei transcrever de forma a preservar a mensagem do vídeo então, durante o texto, você encontrará alguns colchetes onde achei necessário detalhar alguma parte. Apesar de ter revisto o texto, não posso garantir que eu tenha esquecido alguma palavra, apesar de ter tentando não fazê-lo, mas caso positivo, não causa prejuízo ao entendimento global do texto.
---------
Transcrito por LuizBlind e NicoBR
Seguindo “As notícia” na bolsa
Pessoal, hoje o assunto é muito legal e toda hora o pessoal se enrola com isso porque é bem difícil resistir. “As notícia”. Já sei que está errado, ninguém precisa se incomodar, é apenas uma forma irônica de escrever. Vamos falar hoje sobre “as notícia” que inclui notícia de mídia, notícia de achar que esperto, insider, essas coisas; recomendação de banco, de agência de risco e tudo isso que as pessoas ficam se perdendo. Né? Porque não há a menor chance de você realmente ter acesso gratuito a nada disso que interessa. E quando interessa, é caro e normalmente é ilegal, porque as notícias, vamos dizer assim: insider de verdade, são ilegais.
Começamos aqui pela notícia que está em voga e eu vou botar aqui um monte de imagens e gráficos que estão na crista da onda ou já passaram mas que, de qualquer jeito, trazem luz a esse tema.
Imagem 1: capa da veja com foto da Dilma e o título: o que era solução virou problema.
Imagem 2: capa da exame com foto da Dilma e da Graça Foster com o título: dá para salvar a Petrobras?
Começamos pela que está mais em voga no momento. Vejam como as revistas mostram na capa falando mal da Petrobras é óbvio. Em que momento? No fundo! Não exatamente no fundo mas em algum lugar por aí. E depois dessas capas maravilhosas a ação vai e sobe 60% em linha reta quase. Aí você fala: “Não, ela recuperou o que perdeu, não sei o que”. Não interessa! O que interessa é que quem seguiu as revistas perdeu 60% de alta. Então o cara vem e: “Ah, vou vender aqui, vou vender a descoberto”.. e creu. Se recuperou ou não, não interessa. E dentro desse tema, duas coisas importantes: uma, é que antes de começar essa alta, o que saia na mídia todo dia sobre a Petrobras? Está quebrada, está quebrada. Aí quando você fala: “não está quebrada”; começa aquela discussão idiota que é muito comum hoje em dia: “Ah… Está defendendo o governo, petista, não sei o que”. As pessoas estão completamente idiotizadas com isso. Petrobrás não está quebrada por uma coisa muito simples: se você pegar o patrimônio e diminuir a dívida, no caso a dívida líquida porque você tem que considerar o dinheiro que está em caixa. Está bom, vamos considerar que esse dinheiro do caixa já está incluído no patrimônio. Mas se você pegar o patrimônio e diminuir a dívida, sobram 100 bilhões. Então não tem como estar quebrada e deu 23 bilhões de lucro no ano (2013). Então, ponto, não está quebrada, acabou. Quando você fala isso, você está só analisando os dados em contraste com as besteiras que saem na mídia e as pessoas ficam repetindo. Você não está defendendo o governo, defendendo a direção da empresa, não. Quando você vai analisar empresas, vai operar na bolsa, esquece política. Esquece principalmente a sua posição política, a sua ideologia, nada disso entra. Não interessa se eu gosto, adoro ou detesto o governo; Petrobras não está quebrada, ponto. E aí depois dessas brilhantes capas de revista que a gente estava falando, e eu coloquei como título dessas capas: “Há 30 anos acertando fundo”, sai ontem essa notícia: “Em meio à crise política, ações da Petrobras saltam quase 50% em 51 dias. Aí o que acontece hoje? Ela está caindo 3,4%.
Então, a gente tem aqui um exemplo perfeito. Veja essa capa da revista Veja em 2008 quando a OGX estava no topo com a foto do Eike Batista e o título “Nasce o maior bilionário brasileiro”. Por outro lado, a capa da revista Exame com a foto do Eike em 2013 e o título: “O sonho acabou?” quando a OGX está a centavos.
Então, se você vai ficar seguindo isso você vai comprar no topo e vender no fundo. Claro! As capas, as notícias boas vêm no topo. E, no fundo, vem a desgraceira. Não estou dizendo que vai voltar a subir, mas o fato concreto é esse: só vai voltar a subir se a empresa ficar boa. Se a empresa não voltar a ficar boa, não tem como voltar a subir.
Tem até essa outra ilustração parecida sobre a Petrobras. Uma reportagem interessante: “Aos 40 anos Petrobras vive a pior crise da sua história” em 1994, quando a ação estava no fundo. Aí depois vem uma capa de revista lá no topo. Quer dizer, se você considerar 94, em dinheiro de hoje, a cotação está mais ou menos um centavo. Então, é basicamente isso que acontece.
Basicamente, esse vídeo de hoje eu estou mostrando um monte de figuras e memes e imagens que eu fiz para mostrar esse ponto que eu estou querendo mostrar para vocês.
Essa imagem é muito interessante: uma reportagem dizendo que Petrobras é a empresa com mais dívidas do mundo, o que é outro bullshit que saiu muito na mídia porque, quando você vai ver, a dívida é 0,77% do patrimônio. Você tem empresas com dívidas de 2, 3, 4, 10 vezes o patrimônio. A dívida em números absolutos não quer dizer nada. Você pega aqui um exemplo, vamos dar um exemplo como isso é uma besteira. Eu ganho 10 mil por mês e tenho um patrimônio de 1 milhão e devo 50 mil. Você, por outro lado, você ganha mil por mês, você tem um patrimônio de 20 mil e tem uma dívida de 20 mil. Qual é a dívida maior? A minha é maior porque é 50 mil e a sua é só 20 mil, mas a minha é 5% do meu patrimônio e em 5 meses do que eu ganho eu pago a dívida; a sua é 100% do seu patrimônio e precisa 20 meses para quitar. Então, a sua dívida é maior que a minha.
Então esse negócio que a dívida da Petrobras é a maior do mundo é outra besteira, é outra baboseira desse tipo. Outra notícia: “A Petrobras é agora a empresa mais endividada do mundo segundo o relatório divulgado pelo Bank of America, Merryl Lynch”. Agora, na mesma época, na mesma reportagem em outra página: “Banco estrangeiro encheu o carrinho de ações da Petrobrás e Vale na semana passada”. Qual banco? Bank of America, Merryl Lynch. Então, normalmente quando eles liberam essas notícias é porque estão querendo comprar.
Essa outra imagem é sobre agências de risco, que é outra coisa que o pessoal adora seguir. Então, avaliação do banco BVA em 28 de agosto: boa segurança para honrar os compromissos, solidez financeira. Aí em 15 outubro, é avaliado em “moderada segurança”. 28 de setembro: “solidez financeira”. Aí em 19 de outubro: “Decretada intervenção do Banco Central” e o rating cai para D! Claro! Agora o BC interveio e disse que está falindo. Então, 15 de outubro o rating estava BBB. Em agosto, dizia “boa segurança para honrar compromisso”. E em outubro o banco BVA quebrou e o Banco Central decreta intervenção no BVA por ‘graves violações às normas legais’. Banco precisa de R$ 1 bilhão para cobrir rombo, mas não conseguiu captar recursos.
Então, outra figura: “Bolsa é fácil, só seguir os analistas, comprar e esquecer”. São as agências de risco que as pessoas ficam seguindo. Segue a notícia: “28/04/11 - Analista corta preço-alvo de ação da OGX para R$ 25,50” e “26/03/13 – OGX a 2,29” e depois foi para centavos. Preço-alvo, é um dos nomes bullshits que tem, não existe preço-alvo, bota qualquer preço para preço-alvo, só serve para estimular giro, mais nada.
Bradesco foi um também que teve um bullshit sensacional em cima e o banco tendo cada vez mais lucro. No gráfico, sempre que tem um fundo ou uma queda durante uma tendência de alta, aparecem os bullshits como “Bradesco reduz juros de empréstimo e financiamento”; “após nova Selic, Bradesco anuncia redução em taxas de juros” e diziam que o banco ia quebrar por causa dessa taxa de juros. “Bradesco reduz juros do cartão de crédito para um dígito” e olha o que foi acontecendo, só subindo a cotação ao longo dos meses. E agora, continua subindo e depois de todo esse bullshit que o governo mandou baixar os juros então o banco ia quebrar, não sei o que lá. O banco teve lucro trimestral recorde em 1T14, 3 bilhões e meio.
Você veja que o lucro continuou subindo então é mais um bullshit também que se mostrou com esse negócio de seguir notícias.
Essa daqui é muito interessante [mencionando manchete destacada em imagem]: “Após queda recente, compre Cemig “sem medo”, recomenda Deutsche Bank”, então depois dessa queda aqui [mostrando candle de baixa], ele mandou comprar sem medo. [Foi] em 05/09/2012. Depois olha só o que aconteceu [mostrando candle de baixa que despencou mais ainda], claro que Cemig se recuperou e houve outros problemas e a empresa está até indo bem, está dando lucro, mas o que é interessante é a recomendação de comprar sem medo neste dia aqui [11/09] e depois olha o que acontece depois da recomendação do Deutsche Bank [12/09 queda abrupta].
Essa daqui é muito interessante, o pessoal que gosta de seguir agência de risco e ficar histérico com esse negócio de agência de risco, [eu/alguém] tem que completar esse quadro aqui mas o Upgrade quando o Brasil recebeu das agências de risco, a bolsa estava em 70.000 [pontos], depois no Downgrade 47 mil, depois do Downgrade já voltou pra 54 mil, então você pode comprar no upgrade e vender no downgrade e detonar todo seu dinheiro então upgrade é quando querem vender e downgrade é quando querem comprar mas para eu poder vender aqui [cursor apontando upgrade no gráfico] eu tenho que convencer as pessoas que o Brasil está uma maravilha e tudo para ele dar o upgrade para eu vender para você, sardinha, que segue essas coisas e depois olha o que acontece [gráfico mostra queda]: depois que eu dou upgrade é que eu vendo para você e se eu quero comprar, eu tenho que dar downgrade e assim por diante.
E aqui [na imagem do gráfico] uma brincadeira também: downgrade do S&P, só vender índice e ir para a galera! O downgrade foi mais ou menos aqui [candle de baixa] e olha o que aconteceu depois [indo do candle de baixa até o de alta] e não parou, foi até 54, Kid Bengala aprova.
Esse quadro também é outro bullshit que não para de sair na mídia, que as elétricas estão todas quebradas e isso aqui: “Dados conjuntos das 12 maiores empresas elétricas do Brasil” [nome do título de uma tabela] sem a Eletrobras, mas a Eletrobras sempre esteve ruim mesmo, então nunca foi uma boa opção de investimento… 60 bilhões de receita, lucro de 8 bilhões, margem de 13%, ROE a 17%, 12 milhões em caixa, dívida 36 milhões, dívida em relação ao patrimônio líquido de 0,83 e um fluxo de caixa líquido positivo de 11 bilhões então dá para ver como elas estão “quebradas”, não é? Como tem saído na mídia e tudo mais…
Essa aqui é muito interessante, não é? [mostrando imagem com duas reportagens, cujo título é dito a seguir] “eu vou, eu vou, seguir as notícias agora eu vou!”: [mencionando a primeira reportagem] “as ações de varejo têxtil, dezembro de 2010, já estão precificadas, enxergamos mais riscos que oportunidades pois as margens estão no pico histórico”, desde que saiu essa notícia subiram 50%.
[Mencionando a segunda reportagem] Em Fevereiro de 2013, “em preço de liquidação, OSX sugere alta de 113% e abre oportunidade de compra”, depois da notícia caiu 43%, até hoje caiu mais, então quem quiser ficar seguindo essas coisas que siga, a gente vai mostrando aqui [que não devem ser seguidas]…
Esse é um gráfico muito interessante [título do gráfico: "The performance of the Dow Jones Individual Average"] que mostra... é que às vezes sai assim: “os insiders estão fazendo isso, os insiders estão fazendo aquilo” se for insider mesmo, ninguém sabe o que está fazendo, não é?
Então está aqui ó, [apontando para o início do gráfico] “os insiders estão vendendo até não poder mais”, aí continua subindo... “Insiders vendem como se não houvesse amanhã”, continua subindo... “Venda dos insiders chegam ao record”, continua subindo e assim por diante, então mostrando que se tiver que subir, vai subir, não adianta essas mensagens de insiders e não sei o quê.
[Mostrando outra imagem] É, um daqueles negócios é 18/12/12 “Moodys rebaixa a perspectiva da Petrobras para negativa”, no do dia seguinte sobe 3%.
De lá para cá caiu, mas é que as pessoas ficam seguindo essas coisas assim e outra coisa é seguir recomendação de corretora, carteira de corretora, não é...
[Mostrando tirinha com título: "Na mosca!"], "Como as corretoras mandam na Bolsa, vou seguir as recomendações delas...", "Corretora tal recomenda 7 ações para Março e tira PETR da carteira. Petrobras some das carteiras recomendadas para Março.", desde que aconteceu isso subiu 20%, "como sempre, na mosca! "
Essa daqui que eu já mostrei, não é? [imagem com título: seguindo as "Notícia"], é impressionante, não é? Uma capa com o Eike Milionário com a OGX em R$20 e depois com a OGX em centavos, "o sonho acabou?" [manchete de capa].
Essa daqui é uma clássica que a gente fez, que é muito interessante, então aquela capa sensacional do “ganhei um milhão na bolsa” [manchete de capa], no topo, não é?
Depois desaba tudo, aí “a bolsa virou mico” [manchete de capa]. “Para que servem os analistas” [manchete de capa]. Aí ela sobe: “o brilho da bolsa, o poder de atração da bolsa” [manchete de capa]. Aí desaba, vem: “o Pânico nas bolsas”, “fuga da bolsa” [manchete de capa] então você vai ficar seguindo capa de revista é: comprar no topo, vender no fundo, comprar no topo, vender no fundo, assim por diante a tua vida toda, não é?
Aqui [mostrando imagem com título: "Bolsa é fácil, basta seguir os caras!"] muito interessante, vai ter alguns segmentos dessa… é 11 de janeiro de 2010, "Credit Suisse eleva preço-alvo da OGX para R$25", 17 de janeiro de 2013, "O Credit Suisse redefiniu a recomendação em Neutra e o preço-alvo da OGX em R$5,70", então vão saindo esses preços-alvo e recomendações e as pessoas vão se esquecendo mas eu não esqueço, não! Eu coloco aqui para vocês e de vez em quando eles acertam, é claro, porque vai chutando um monte de coisa e acerta, então é muito fácil, não é?
Está em 23, então você bota o preço-alvo em 25 e depois está em merreca e você bota o preço-alvo em 5,70, e assim por diante.
E você vê que a saga continua… [mostrando imagem com título de mesmo nome] "Credit Suisse eleva preço-alvo da OGX para R$25" em 2010, [depois] estava 17.
Aí em 2013 ela bota recomendação neutra e preço-alvo de R$5,70, está R$4,10.
Depois em março de 2013, "Credit Suisse baixa recomendação da OGX para Venda", daí ela está a R$2,60, quer dizer que ela recomendou compra quando estava 17 e depois recomenda à venda a 2,60…
E aí depois em outubro de 2013, "13 motivos para comprar Petrobras “agora”, na opinião do Credit Suisse", a gente sabe o que aconteceu com Petrobras desde outubro de 2013, não é?
Essa daqui é muito legal [imagem com o título: “opa, barbada!!!!”]: “Em preço de liquidação, OSX sugere alta de 113% e abre oportunidade de compra”, aí caiu 44% depois dessa notícia… Engraçado é dizer “sugere alta de 113%” não é?
Essa é bem interessante [nome do título da imagem em seguida] "É só seguir as previsões dos bancos", “Bancos veem SELIC de 6,25% em 2013. Parece que ainda é uma visão minoritária. Itaú, Santander e mais dois. O Focus ainda aponta manutenção de 7,25%”
Essa expectativa de 6,25% e não sei o quê, então os bancos todos fizeram essa previsão de 6, 7 e todo mundo sabe que foi lá para cima, foi para 11 e tal…
Então é um monte de chute, nada além de chute, chute mais chute, não é?
Essa eu já mostrei, muito interessante. Esse aqui foi o dia que saiu o balanço da Vale, “Então você acha que é só vir prejuízo no balanço e sair vendendo” e no dia que saiu o balanço com prejuízo da Vale ela subiu 10%.
É, essa daqui, é muito interessante, né? A capa que acertou o fundo exato né [capa com manchete “O que era solução virou problema” e apontando para um gráfico de candle de baixa revertendo para a alta] e eu já mostrei.
E essa daqui eu já mostrei para vocês, o Bank of America que na mesma hora bota que [a Petrobras] é a empresa com mais dívidas do mundo segundo relatório e depois encher o carrinho [manchete “Banco estrangeiro encheu o carrinho de ações da Petrobras...”], foi lá e comprou, que é o que a gente vê acontecer mesmo, quando eles estão querendo comprar, tem que sair notícia ruim e agência de risco, quem quiser seguir que siga mas é impressionante, não é? Depois da questão do subprime que os ativos do subprime todos tinham AAA, + e não sei o quê e tudo quebrou e as pessoas continuam dando importância para agência de risco.
Recomendação de agência de risco, recomendação de banco, recomendação de corretora, besteira que sai na mídia, é difícil resistir mesmo, mesmo mostrando todos esses erros é difícil resistir, você tem que fazer um esforço para resistir, se você não resiste, para de ler, para de ler essas besteiras.
Como é que você opera na bolsa então?
Se você é sócio, você tem aqui na Bastter.com esses quadros com os dados das empresas, vocês estuda os dados das empresas e se mantém sócio enquanto a empresa for boa.
[Se] Você pega o gráfico de uma empresa como Bradesco, o lucro só sobe e a cotação vai subir lá atrás, Bradesco está praticamente no topo histórico apesar de todo esse histerismo, então Itaú está no topo histórico, Bradesco está quase no topo histórico, então se você é sócio, você acompanha os balanços e não lê mais nada!
Se você vai fazer trade, com parte dos seus investimentos, para ter lucro e investir, você monta uma estratégia de trade, segue a sua estratégia de trade.
Então ficar atrás de agência de risco, atrás de notícia, recomendação de banco, recomendação de corretor e o pior: "Ah, o que o Barsi está fazendo? O que o Parisotto está fazendo? O que o Buffet está fazendo? O que eu não sei o quê, nenhuma crítica a eles, eles são gênios, são milionários, mas você nunca vai saber o quê esses caras estão fazendo de verdade se não eles não eram milionários, é a outra forma de se enganar, ficar atrás do que esses caras estão fazendo…
Então isso aí é para a maioria perdedora, a manada perdedora ela não resiste por que é manada então ela vai sempre seguir notícia, vai sempre seguir o que a agência recomenda, não sei o quê e fica com esse negócio mas aí vem com esse papo ridículo: “Ah, se o Deutsche Bank está dentro, então não pode ser roubada”, o dia que você souber o que o Deutsche Bank está fazendo, ou o Deutsche Bank quebrou ou você virou presidente do Deutsche Bank, se não você não vai saber nunca o que ele está fazendo de verdade.
Então fica essas baboseiras de manada: “Ah, se o Barsi está dentro, então não pode ser roubada”, o dia que você souber o que ele está fazendo de verdade, ele não é mais milionário.
Então esquece tudo isso ou você estará sempre fazendo parte da manada perdedora, seguindo "as notícia" [propositalmente ortografia escrita de forma inadequada].
É isso aí pessoal, um abração!