Boa noite!
"Não dê Nome ao Dinheiro!" é a transcrição que realizei hoje, link para o vídeo se segue:
--------
Observação: Procurei transcrever de forma a preservar a mensagem do vídeo então, durante o texto, você encontrará alguns colchetes onde achei necessário detalhar alguma parte. Apesar de ter revisto o texto, não posso garantir que eu tenha esquecido alguma palavra, apesar de ter tentando não fazê-lo, mas caso positivo, não causa prejuízo ao entendimento global do texto.
---------
Transcrição do "Não dê Nome ao Dinheiro!":
Hoje eu queria falar de um assunto que o pessoal está fazendo muita confusão que é: DAR NOME AO DINHEIRO
Então aqui no meu super quadro-negro branco, dar nome ao dinheiro, o que significa isso?
Eu tenho falado para vocês sobre a importância de estudar, trabalhar, poupar todo mês, investir em valor, se quiser, que é o ideal, coloca seus investimentos no Trade System do Bem [agora denominado Bastter System] aqui da Bastter.com, que é gratuito, uma vez por mês pega todo dinheiro novo do trabalho, aluguel, dividendos, junta tudo e compra o que ele mandar que é o que estará para trás dos seus objetivos e pronto!
Aí você só tem que controlar se seus investimentos mantém valor, se mantém valor você se mantém neles, se não tem valor, você sai do que não tem valor.
Quando você sai não se preocupa se está saindo no lucro ou no prejuízo, você está transferindo o seu capital de onde não tem valor para onde tem valor, só isso!
Então isso você fica fazendo todo mês, vai acumulando patrimônio, esse patrimônio vai produzindo renda, você reaplica a renda e vai vendo a sua vida tranquilo.
Outra coisa que eu sempre falo para vocês é que bom senso é igual à bunda, ou você nasce com ou você morre sem, então fica um pessoal assim… tem dos dois lados do histerismo, aí fica aquilo: "- ah não, mas eu vou poupar e não vou aproveitar a vida”, não sei o quê, hãã", "- só vou guardar dinheiro, não vou fazer nada…", dai o outro lado: "- NÃO! Não posso tocar no dinheiro, aquilo é minha poupança, pra quando eu tiver 138 anos eu vou lá e uso", então são duas maluquices da falta do bom-senso.
Então primeiro: você não precisa deixar de viver e não fazer nada, você tem que montar uma reserva para que você tenha uma vida tranquila, enquanto isso você vai vivendo a vida, você compra coisas pra você, para sua família, eventualmente viagem e tal e eventualmente pode precisar usar um pouco, primeiro você tem uma reserva de emergência para os gastos usuais mas se precisar usar, aconteceu! Não pode ser sempre mas vou fazer com a minha família uma viagem de duas semanas para a Europa, então vou ter que tirar um pouquinho do patrimônio e está bom, a vida é para viver! É assim que tem de fazer, é errado o outro lado que fica acumulando patrimônio, acumulando e achando que acumular patrimônio é para uma data determinada e a partir daquela data que você vai usar... NÃO!
O patrimônio que você acumula, a partir do primeiro momento que você acumula, já começa a te dar uma vida mais tranquila, o fato de você ter uma reserva te faz ter uma vida mais tranquila a partir do primeiro momento então aquilo vai produzindo renda, te dando uma segurança, se você precisar você tem de onde usar e não precisa pegar emprestado e tudo mais...
Daí eu tenho visto muito uma maluquice que é dar nome ao dinheiro, então o cara chega e diz assim:
"- Não, essa Renda Fixa aqui é para comprar o carro"
"- Esse outro investimento é para comprar a casa"
"- Esse outro aqui é para sustentar a sogra"
e assim por diante... [risos]
{Bastter brinca dizendo:
"- Não, essa Renda Fixa aqui é para comprar o carro" <-- Este cara aqui tem 100 mil
"- Esse outro investimento é para comprar a casa" <-- Este cara aqui tem 300 mil
"- Esse outro aqui é para sustentar a sogra" <-- Este cara aqui tem 2 reais [risos]}
Então é uma maluquice total, você acumula patrimônio em valor para quando você precisar, você usar. Não faz a menor diferença se você deu nome ou não deu nome, o dinheiro é um só!
Essa maluquice é tão grave que outro dia o cara falou pra mim que tinha uma renda fixa, era a mesma renda fixa, onde ele tinha:
70 mil
30 mil era pro carro
20 mil era pra escola dos filhos e
20 mil era reserva de emergência
Daí eu falei com ele assim e ele já ia trocar de carro então ele já tinha os 30 mil de trocar de carro: - Olha, como é que vai ficar se na hora que você trocar de carro o banco ao invés de tirar os 30 mil do carro, tirar 20 mil da escola e 10 da reserva?" E ele ficou preocupado com isso!
Então a maluquice vai ficando cada vez mais grave, é sério! Isso que eu estou contando para vocês é sério! Eu não inventei! A maluquice vai ficando cada vez mais grave, numa mesma renda fixa ele dividiu e deu nome para o dinheiro na mesma renda fixa!
Então se você tem 70 mil na renda fixa e você precisa usar, que diferença faz se você deu nome ou não deu nome? Isso é uma maluquice total que está cada vez se tornando mais comum e cada vez eu vendo mais isso, o cara dividindo o dinheiro dele em nome. NÃO! Você tem que dividir em tipos de investimento, então você tem:
RENDA FIXA, você pode ter: Poupança (para reserva de emergência), pode ter LCI, LCA, CDB, Tesouro Direto e pode até ter Fundo de Renda fixa e tal, não é grande coisa mas pode ter...
AÇÕES, então você vai ter: 12,15,20,25 seja lá quanto for [quantidades] de ações de empresas boas, vai diversificar.
FIIS [FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIOS], então você vai ter lá também: 10, 12, quantas forem, o que importa é que sejam FIIs de valor, de bons imóveis. Se for FIIs de FIIs que tenham uma boa carteira ou se for FIIs de papel que sejam ativos com bom valor.
MOEDAS, para a segurança da sua família, não é um grande investimento…
E quando for possível, IMÓVEIS, então você tem lá: Quarto e Sala bem localizado com aluguel e tal.
Então você diversificou seus investimentos, vai fazendo um patrimônio, esse patrimônio produz renda, [você deve] reaplica[r] e tudo mais…
"- Ah, vou trocar de carro!"
Então você vai lá no Bastter System e avalia o que está pra frente, da onde você vai tirar, vê se é possível tirar da poupança de emergência e se tiver que tirar de algum outro lugar, você vai lá e tira e troca de carro.
"- Vou fazer uma viagem!"
[É a] mesma coisa, então você vai investindo segundo o Bastter System, todo mês você poupa um pouco, quando você precisa tirar, você tira. É importante que você não tire mais do que coloca, a não ser que você já tenha um grande patrimônio que te permita isso.
Colocar nome não faz a menor diferença, só faz confusão nos seus investimentos e acaba que a maluquice sempre tem um preço!
Então quando você coloca nome, obviamente seu investimento vai ficar menos eficiente, porque você em vez de estar preocupado em analisar tudo isso aqui [referindo-se aos tipos de investimentos] e vê se mantém valor, uma vez por ano, faz uma análise, se você deve continuar investindo em cada um daqueles ativos, você começa a “operar nomes”, muito bem lembrado isso, você começa a botar nome numa coisa, nome na outra, isso aqui é para isso, isso é para aquilo, isso é pra aquilo outro, isso vai te prendendo a coisas que não fazem o menor sentido!
Então obviamente o seu acúmulo de patrimônio vai se tornar menos eficiente, isso [rotular o dinheiro] é uma total maluquice!
E toda vez que você mistura maluquice com dinheiro você termina com menos dinheiro então o que eu queria falar hoje é rápido, não dá nome ao dinheiro!
Investe, primeiro estuda, depois trabalha, poupa parte do que você ganha, investe em valor diversificado, que é o que eu coloquei aqui [no quadro-negro branco] todo mês você pega todo dinheiro novo do trabalho, juros, dividendos, aluguel, junta tudo e compra o que está mais para trás em relação aos seus objetivos.
Com isso você vai ajustando os seus investimentos, não vende nada para ajustar, como ensinam [da forma errada] em 90% dos lugares por que vender para ajustar só significa...
O que significa vender para ajustar o patrimônio?
Significa: vou diminuir o meu patrimônio para dar uma parte para o governo, uma parte para os intermediários e uma parte para a contraparte.
Então se o meu patrimônio era 100 mil agora vai virar 95 mil porque eu vou vender para ajustar, para realizar lucro ou alguma dessas besteiras, então não vende a não ser que perca valor!
Se você está investindo em algo que não tem mais valor e boa perspectiva, você troca por outra coisa que tem valor ou a não ser, como eu falei, bom senso, você vai fazer uma viagem, alguma coisa, você pega um pouquinho, para isso que você poupa! Para você viver bem e ser feliz! Bom senso!
Então, pessoal, o que guia os seus investimentos não é nome, o que guia os seus investimentos é valor diversificado!
Então você não vai investir:
"- Ah, aqui é para comprar um carro"
"- aqui é para não sei o quê"
"- aqui é para não sei o quê lá…"
NÃO!
Você vai investir diversificado em valor, vai analisar o valor e se você precisar usar, estará lá para você usar.
Que diferença faz você botar nome ou não botar nome?
Se eu vou trocar de carro, eu vou tirar de algum lugar para trocar o carro!
Se eu botei nome, não botei nome, que diferença faz!?
O dinheiro que você tem é um só!
Se o seu patrimônio acumulado é de 300 mil reais, ele é de R$ 300.000,00 com nome ou sem nome, se você vai gastar 30 [mil], você vai passar a ter 270 [mil] com nome ou sem nome, não faz a menor diferença...
A diferença é que quando você começa a se preocupar com o nome, você se preocupa menos com valor e diversificação, que é o que importa!
Então, pessoal, esse era o recado de hoje, não dar nome ao dinheiro e sim se preocupar em [ter] valor diversificado!
Um abraço para todos!
-------------------
Temos mais uma transcrição :D
@carlosgp
Por favor poderiam adicioná-la?
@Thiago @Bastter
Obrigado :D