Olá. Estou pensando em iniciar uma carteira de FIIs, mas tenho encontrado dificuldades com o uso dos quadros, para selecionar FIIs para estudar mais a fundo.
Acho que ele está com informações de fluxo de caixa muito completos, mas talvez até demais. Os quadros servem para selecionar boas empresas para estudar com profundidade nos releases. Seria melhor ter um fluxo de caixa livre mensal ou trimestral do que todos os dados anuais. Estilo bater o olho e saber que não vale a pena estudar mais. Acredito que pelo excesso de informações, esteja até difícil completar os quadros, processo que deve ser meio manual, tanto que vários estão com informações de 2015 ainda.
Informações essenciais, como vacância e inadimplência estão ausentes (poderiam ser inseridas manualmente por usuários, como o SSS do quadro de ações)
Não temos informações como dividendos e rentabilidade anual. Assim como muitas outras informações em termos de múltiplos também estão faltando, acho que seria melhor ter as informações lá e dar voadoras em quem usa errado do que não ter, fazendo com que alguns usuários que acham necessário se deem ao trabalho de calcular. Não acho que caiba juizo de valor se deve ter ou não, é um serviço que está sendo prestado a um custo, quem entra aqui quer ter tudo no mesmo lugar, não sair procurando por aí ou calculando.
Temos também poucas informações em termos de governança. O rating não tem a intervenção manual que tem as ações (com a nota do Bastter Sócio). Isso faz com que FIIs com administradores perigosos, tais como BTG, consigam figurar no top10 , o que pode ser encarado por iniciantes como indicação de compra. BTG dá prejuízos recorrentes e é investigado na lava jato, por mais honesto que seja o administrador, ele responde pra alguém lá dentro. As mesmas voadoras nas páginas da Smiles e da Multiplus caberiam muito bem na página do BRCR11.
Enfim, estou dando minha opinião pessoal como usuário, não estou pedindo pregação pra encontrar a luz nesse momento. Quem quiser dar voadoras, respondi um tópico no fórum de FIIs, entra lá e faz o que quiser. Aqui é pra discutir experiência de usuário.
Obrigado!