Sei que é só uma analogia para explicar o que são opções mas toda vez que leio esse exemplo imagino como seria se realmente fosse feito um trato desse tipo.
Paulo quer comprar o carro de João, que está sendo vendido a R$20.000,00, mas só terá o dinheiro em março - e é janeiro.
Caso 1: a opção de compra é sugerida por João
João: "Cara, faz o seguinte, você me paga R$500,00 agora pelo direito de comprar o carro a R$20.000,00 até o último dia de março. Daí eu te vendo o carro nesse preço até essa data. Se você mudar de idéia e não quiser mais comprar deixa passar essa data."
Paulo: "Saquei.. daí você me devolve os R$500,00 que te dei."
João: "Não, esse dinheiro é meu independente do que acontecer."
Paulo: "Seu pilantra, tá achando que eu sou otário? Seu... (segue uma lista de xingamentos)"
João perde o negócio, o amigo e a reputação.
Caso 2: a opção de compra é sugerida por Paulo
Paulo: "Cara, faz o seguinte, eu te pago R$500,00 agora pelo direito de comprar o carro a R$20.000,00 até o último dia de março. Daí você me vende o carro nesse preço até essa data. Se eu mudar de idéia e não quiser mais comprar deixo passar essa data."
João: "Saquei... E os R$500,00 que você me deu?"
Paulo: "Esse dinheiro é seu independente do que acontecer."
João: "Beleza!"
(passagem de tempo para o meio de março)
Paulo: "Cara, tá aqui os R$20.000,00. Quando pego o carro?"
João: "Vendi o carro. O cara me deu R$21.000,00 em cash pra levar na hora."
Paulo: "Que droga é essa? E os R$500,00 que te dei?" -para relembrar João de que tinham um trato feito-
João: "Nem vem, você me disse que os R$500,00 eram meus independente do que acontecer, por acaso agora tu tá querendo os R$500,00 de volta? Seu pilantra, tá achando que eu sou otário? Seu... (segue uma lista de xingamentos)"
Paulo perde o dinheiro, o negócio, o amigo e a reputação.
=)