Olá parceiros de blog, boa tarde. Procurei, mas não achei algo exatamente sobre o que eu estou procurando então resolvi abrir um tópico para quem saiba como me ajudar e quiser fazer isso, consiga.
A situação é a seguinte:
Meu pai quando era criança (9 anos) sofreu um acidente com álcool + fogo, tendo 73% da superfície corporal queimada. Foi um milagre ter sobrevivido, ainda mais naquela época. Ele começou a trabalhar como fisioterapeuta há mais de 25 anos. Porém, por sequela da queimadura, ele tem problemas vasculares na perna direita que o fazem sentir muita dor, quando passa o dia em pé. E isso é inerente à atividade dele.
Como fisioterapeuta (não sei se é a realidade de todos mas eu tenho visto que a maioria é assim) tem uma renda baixa. E na época de estudos dos filhos, ele não contribuiu com a previdência, acabou largando mão por não ter como pagar sem se endividar mais.
Ao todo, ele tem 6-7 anos de contribuição. Pelo que li no site do governo, se ele tiver contribuído por 1 ano ele teria direito. Pois embora a doença já existia, houve um agravamento importante recentemente (teve um entorse no joelho) que o faz ter muito mais dor e agora não consegue mais trabalhar. Em teoria ele precisa operar o joelho mas nenhum especialista quer fazer pois não saber se a cicatrização ocorreria pelo problema vascular.
Enfim, indicação eu tenho certeza que existe, mas eu gostaria de saber se estando inadimplente ele conseguiria algo e como eu deveria proceder para ajudá-lo nesse processo.
Obrigado a quem se dispor à responder.