Pessoal,
De tempos em tempos gosto de vir ao fórum para relembrar o quão afortunados somos por fazer parte desse pequeno espaço. Aqui discutimos, aprendemos, tiramos dúvidas, aplicamos voadoras e, sobretudo, nos tornamos a cada dia melhores investidores.
Hoje o tema em voga é o tão falado “EU SOU CONTRA A REFORMA DE PREVIDÊNCIA” que está circulando em tudo quanto é rede social. Aparentemente amanhã terá até protesto contra isso em algumas cidades.
Pois bem, não consigo deixar de fazer uma leitura crítica sobre esses movimentos manadísticos que, assim como peste, se entranham e infectam todas as camadas da sociedade que, em uníssono, despendem tempo e energia em coisas que estão completamente fora de seu controle.
A cada post dessa natureza que passa em minha timeline, não consigo deixar de olhar pro autor da mensagem e pensar:
Você não tem chance.
Você não tem chance.
Você não tem chance.
Esses que não têm chance nós já conhecemos muito bem: são nossos parentes, amigos, conhecidos, colegas de trabalho e desconhecidos. São os 99% que sustentam o sistema. São os 99% que perdem mais tempo com o “FORA DILMA” e “FORA TEMER”, do que com formas de melhorarem suas próprias existências e de seus entes queridos. São os 99% que não fazem ideia (ou fazem questão de não saber) que existe um outro caminho, bem menos árduo e mais pé no chão, onde cada um é responsável por sua própria prosperidade e onde não há ilusão de controle sobre aquilo que nunca poderá ser controlado.
Essa maioria piamente acredita que vai suar durante 5 décadas para então ser beneficiária do maior milagre da história da sociedade pós-capitalista: a multiplicação do dinheiro da aposentadoria.
Só que aí, pessoal, chega o governo, como um meninão bullier de 13 anos, tirando o pirulito da mão do garotinho de 9, e escancara a realidade nua e crua de que o mundo é mau.
O problema nesse caso é que o governo nem tá fazendo por mal.
Não é nem sacanagem. É que acabou o dinheiro mesmo.
“Ah, mas o governo rouba”
Rules of the fucking game.
“Ah, mas o governo é ineficiente”
“Ah, mas a previdência não é deficitária, o que acontece é que usam esses recursos para outras pastas de orçamento”.
Quanto mais tempo os 99% levam para entender isso, mais porrada da vida levam. Mas, estatisticamente, como são sempre 99%, o mais provável é que permaneçam nesse grupo a vida inteira, sofrendo atropelamentos um após o outro, sequer sem tempo de anotar as placas dos caminhões desgovernados.
Mas claro, devo fazer aqui uma observação importante. Longe de mim querer cagar regra e taxar que os 99% vivem vidas infelizes. Muito pelo contrário. Há vários caminhos e a felicidade seguramente não depende de uma vida com mais ou menos patrimônio.
O que abordo aqui é a ilusão de controle.
E essa, meus caros amigos, é o prato principal para afirmarmos que se continuar assim...
Você não tem chance.
Abraços,