A redação da Agência Enfoque inicia agora a cobertura dos mercados desta terça-feira, dia 21 de março de 2017.
Mais uma vez o dia será de uma agenda econômica fraca. Alguns fatores merecem atenção na jornada, como os desdobramentos da Operação Carne Fraca e também da Operação Lava Jato, em uma semana importante de votações no Congresso de pontos fundamentais do ajuste fiscal.
Sobre a Operação Carne Fraca, há um clima de alívio após os desdobramentos das investigações mostrar um cenário, aparentemente, menos temeroso. No entanto, a suspensão das compras por importantes países, como China, Hong Kong e União Europeia podem afetar as exportações de carnes brasileiras.
Está sendo deflagrada nesta terça-feira uma nova etapa da Operação Lava Jato, com as informações dando conta que atingirá pessoas ligadas a três importantes senadores do PMDB, como Renan Calheiros, Eunicio Oliveira e Valdir Raupp. A preocupação é com os impactos que essa operação pode causar no andamento da aprovação de reformas no Congresso.
A grande atenção do mercado na cena política está voltada para a Câmara dos Deputados, com a expectativa da aprovação no plenário do projeto que regulamenta a terceirização. O projeto é considerado um dos pontos importantes da reforma trahalhista.
Em Wall Street, o dia sem indicadores de destaque deve ser marcado pelo reposicionamento do investidores após a decisão do Fed de elevar os juros. A expectativa está para sinais que serão dados, com as atenções voltadas para uma fala de Janet Yellen marcada para quinta-feira.
Ásia e Europa
As bolsas de valores da Ásia tiveram uma terça-feira sem a definição clara de um ritmo a seguir, com alguns índices fechando no vermelho e outros avançando, como é o caso do coreano Kopsi, que subiu 1,00%. Na Europa, a jornada tem se mostrado como positiva, como uma reação à valorização do petróleo e também de dados da economia da região.
Dólar
Mais uma vez o dólar comercial teve uma jornada de desvalorização, recuando cerca de 1,0% a R$ 3,0710. O dia foi marcado pela manutenção da tendência de queda da divisa ante ao real com as ações do Banco Central no mercado de câmbio e também devido a um cenário mais tranquilo depois de uma sexta-feira agitada com notícias da Operação Carne Fraca
O Banco Central anunciou que vai realizar nesta terça-feira leilão para a rolagem dos O Banco Central divulgou que irá realizar nesta segunda-feira um leilão de swap cambial para fim de rolagem dos contratos de abril. Serão ofertados até 10 mil contratos com datas de vencimento em junho ou julho deste ano. A operação está marcada para as 11:30 e deve durar 10 minutos.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo