A redação da Agência Enfoque inicia agora a cobertura dos mercados desta segunda-feira, 27 de março.
A semana passada foi de perdas para os mercados de ações, com um período marcado por uma agenda econômica fraca e com um aumento da preocupação dos investidores por conta de incertezas tanto no mercado interno quanto no interno.
O período que tem início nesta segunda-feira reserva mais uma vez um baixo volume de indicadores econômicos, mas que desta vez merecem maior atenção dos investidores, como é o caso do Produto Interno Bruto americano o primeiro trimestre do ano. O dado é fundamental para o Federal Reserve analisar o cenário e decidir pelos próximos passos da política monetária.
Por aqui, as atenções seguem voltadas para o Congresso Nacional, com os analistas esperando o avanço de importantes reformas, como a trabalhista e a previdenciária, além da terceirização. O mercado também espera pela decisão do governo em cortar o orçamento e também aumentar tributos.
Ásia e Europa
As bolsas de valores da Ásia encerram a segunda-feira com perdas. O resultado foi puxado pela bolsa de Tóquio e teve como principal motivo a perda de força do dólar diante de moedas como o iene após a derrota de Donald Trump no Congresso dos EUA na votação do fim do Obamacare.
Na Europa, assim como aconteceu na Ásia, a segunda-feira é um dia negativo para os mercados de ações do continente. A derrota do Trump na questão do Obamacare preocupa os investidores no andamento dos projetos que o presidente americano deseja aprovar para estimular a economia americana.
Dólar
A presença do Banco Central no mercado de câmbio não impediu que o dólar comercial acumulasse no decorrer da semana alta de 0,20% encerrando o período a R$ 3,1090. A maior preocupação dos investidores com a economia loca e também o cenário externo incerto puxaram a moeda para cima.
O Banco Central divulgou que irá realizar nesta segunda-feira um leilão de swap cambial para fim de rolagem dos contratos de abril. Serão ofertados até 10 mil contratos com datas de vencimento em junho ou julho deste ano. A operação está marcada para as 11:30 e deve durar 10 minutos.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo