A redação da Agência Enfoque inicia agora a cobertura dos mercados desta quinta-feira, 30 de março.
A quarta-feira foi um dia mais tranquilo e marcado por ganhos nos mercados de ações do Brasil e dos Estados Unidos, com os investidores reagindo positivamente aos números abaixo do esperado dos estoques de petróleo americano, o que elevou a cotação do produto e, consequentemente, puxou os ganhos de empresas ligadas ao setor.
A quinta-feira é um dia importante na agenda econômica américa, uma vez que será divulgado o resultado final do PIB do país referente ao último trimestre de 2016. É um primeiro indicador de maior relevância a ser divulgado após a última reunião do Fomc e pode servir de termômetro para o mercado medir a temperatura da economia americana.
Por aqui, depois de muita expectativa, o mercado deve reagir hoje às medidas anunciadas pelo governo de Michel Temer na noite de ontem. A equipe econômica espera que, com no orçamento e a volta da oneração da folha de pagamento em dezenas de setores, o país consiga assim fechar 2017 dentro da meta fiscal, que já de um déficit de mais de R$ 150 milhões.
Ásia e Europa
As bolsas de valores da Ásia fecharam a quinta-feira com perdas, depois de iniciar o dia sem uma definição de rumo clara. Entre os fatores que puxaram o resultado negativo estão as incertezas com a forma que o Reino Unido deixará a União Europeia e um cenário de dólar fraco, mesmo com a alta de hoje. O iene, moeda japonesa, é considerado um investimento de segurança para investidores com aversão ao risco e a divisa forte prejudica o desempenho do mercado japonês.
Na Europa, o dia mostra ser sem a definição clara de um rumo para os mercados de ações. Assim como em outras praças, a questão do Brexit segue merecendo importante atenção dos investidores. Além disso, os analistas buscam digerir melhor relatórios divulgados pelo Banco Central Europeu.
Dólar
O dólar comercial encerrou a jornada de quarta-feira com queda de 0,7%, negociado a R$ 3,1180, passando assim por ajustes após as seguidas altas e também seguindo o otimismo dos mercados. Um dos fatores que puxou os mercados para cima ontem foi a divulgação dos estoques de petróleo dos Estados Unidos, que vieram abaixo do esperado e elevou o preço da commodity.
O Banco Central divulgou que irá realizar nesta quinta-feira um leilão de swap cambial para fim de rolagem dos contratos de abril. Serão ofertados até 10 mil contratos com datas de vencimento em junho ou julho deste ano. A operação está marcada para as 11:30 e deve durar 10 minutos.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo