Quebrei meus óculos, marquei oculista, depois fui a uma loja para escolher o novo. Entrei numa fuleira, o dono me atende.
- Não precisa comprar óculos novos, dou um ponto de cola, outro de solda e fica novo por R$30.
- Tudo isto? (achei pouco).
- Faço por R$25.
Fechei negócio.
Peguei um táxi, corrida R$22.
- Deixa por R$20?
- Fechado - diz o taxista.
Entro numa loja pra comprar um tênis casual, escolho,R$279,99.
- Este é bom e bonito - diz o atendente - mas estamos liquidando um lote que é igualzinho o All Star, melhor até, por R$79. Por que o senhor não leva daquele?? Digo que é melhor.
- E se não for? - questiono.
- Use uma semana, não gostou vem aqui e reclame, só não compro porque seu número é 42 e o meu 43 - diz o atendente rindo.
Comprei três - um pra mim e dois pro meu filho.
-
Meu amigo André convida-me para jantar, sempre faz questão de pagar a conta, mania dele. Estava sem fome, pedi peito de galinha e macaxeira cozida, R$40.
- Deixa que eu pago desta vez - digo.
- De jeito nenhum, eu pago - insiste e paga.
Retorno pra casa, passo numa venda frente ao hotel, peço um pão.
- Quanto? - pergunto.
- Nada não, se precisasse de dois pagava, mas um eu dou.
Entro no hotel, subo, minha senhoura diz que a nossa filha economizou R$130 no curso que faz, ganhou 50% de desconto, bolsa.
- Opa, que bom. Escuta - digo - vamos dar um pulo em Buenos Aires, vi na agência um pacote promocional, 12x. Q tal?
- Buenos Aires seria ótimo, compre um CD, escute até gastar. O dinheiro vamos guardar.
Tudo isto durante um dia! Algo de errado aconteceu, ontem, o dinheiro insistiu em não sair do meu bolso.
Mas antes de dormir tinha que mudar isto, não sou o Buffet, nem um cabra avarento. Liguei pro meu amigo que vai embora do Brasil, dizer o quanto isto me entristeceu. Desviou de assunto, conta-me que mandou revisar, refazer motor e câmbio da RAV4 Toyota, ano 2002, recuperada, sem um barulhinho sequer. Gastou na autorizada R$26 mil. Utilizaria por mais 5 anos, mas resolveu ir embora do Brasil, de repente. Saudades da filha que mora em Paris, liquida tudo.
- Quanto quer pelo carro? - falei com voz de quem só especula.
- Na FIPE está R$24,8 mil. O mercado paga 30% a menos pra carro de 15 anos. Acho barato pelo que gastei no carro. Vou trocar por alguma coisa, sei lá, mas por tão pouco não vendo.
- E pra mim, venderia por quanto? - aí já mais interessado.
- Pra você, bem...se quando eu voltar ao Brasil me der carona faço por R$21,5 mil.
Fechei negócio.
Ligo pro meu amigo picareta pra saber se fiz bom negócio.
- O que vai fazer com esse carro? Festa de debutantes? Estes carros só servem pra circo. Se tiver um Scannia eles compram.
Explicou-me que carros de circos rodam de uma cidade a outra uma vez por mês. Duram 60 anos.
- Esse carro quero pra levar as crianças na escola, hoje vão no ônibus escolar - justifico.
Aproveitei, ainda eram dez horas, ligo pro meu filho pra contar que comprei uma camionete tracionada para levá-los à escola.
- Papai, que mico? Eu chegar de carro? E perder a viagem com a minha turma? Nada disso, papai, nem vem. Quero é ir de ônibus mesmo (ao fundo minha filha grita que também quer ir de ônibus).
E agora, já comprei, palavra é palavra...
Passo whatz pra outro amigo.
- Desmonta e vende as peças, faz o dobro do que pagou.
Não, nada disso, ficará de reserva, quando meu amigo vier ao Brasil eu o buscarei, emprestarei o carro dele pra ele. Agora, é convencê-lo a não me cobrar os R$21,5 mil, não precisa mesmo.
- Cara, estive pensando, você gastou R$26 mil e não é justo, Guardo o carro pra você.
- Obrigado, quero que fique com esse lucro, anote o número da conta pra me mandar o dinheiro.
Hoje não é ontem porque se fosse ontem o desfazimento era certo.
Não venderei, escreverei à Toyota, direi que em Jericoacoara rodará um carro com 15 anos em condições severas de utilização, que acompanhem o desempenho. Servirá para que eu receba os convidados vips.
E eu descobrirei aonde fica o Veteran Car Club do Brasil.