Saudações!
Sou um novato na comunidade e gostaria de deixar um depoimento, com um toque de gratidão e de reforço aos navegantes.
Comecei meus investimentos em LCIs do BB. Não demorou muito para encontrar as famosas taxas maiores de bancos de pequeno e médio porte, geralmente com prazos superiores a 1 ano. Passei 6 meses investindo nessa modalidade até encontrar um novo oásis da renda fixa: o Tesouro Direto.
Após completar um curso online, cujo chamariz era o ganho extraordinário de 30/40% a.a., voltei minhas atenções e investidas no Tesouro IPCA 2035. A ordem era aproveitar os "repiques" das taxas e aproveitar as "oportunidades" (como tomei nojo dessa palavra) para realizar um lucro antecipado.
Nesse grupo, havia os chamados gurus (como há em todos fóruns, e aqui não é diferente, com cruciais diferenças). Um desses gurus abriu o próprio grupo no Facebook e levou uma galera com ele, pois ele era "especialista" em antecipar momentos de compra/venda dos títulos. Fui junto.
O cara era realmente "fera" (neném se me permitem). Já tinha logrado sua independência financeira e trazia consigo titulações acadêmicas notáveis. Ele realmente tinha conhecimento, o que não significava que seria o caminho adequado, pelo menos para mim.
Logo, o grupo gratuito passou a ser pago. Cerca de 200 reais por ano, para ter direito às aulas online sobre variados assuntos financeiros e seus "gatilhos"de entrada e saída em diversos investimentos, mais especificamente nos Títulos IPCA do TD.
Foi formado também um grupo no Whatsapp, em que as pessoas falam o dia TODO sobre previsão de futuro e das notícias que podem impactar as taxas dos títulos. Claro, somente especulações, pois confirmação de algo ninguém tem.
Não foi raro os momentos que os tais gatilhos não funcionavam, pois errava-se os momentos de entrada devido a algum repique inesperado, o que fazia com que a estratégia tivesse que ser cancelada e retomada em outro momento (geralmente dava-se outro nome à estratégia). Com isso, perdia-se dinheiro com spread, impostos e, mais importante, tempo.
Eu fui começando a achar tudo isso muito estranho. Por quê? Não era possível que eu teria que passar minha vida toda nessa loucura de adivinhar taxas, "ficar líquido" (outra expressão que tomei raiva), entrar, sair, analisar os bastidores das notícias, etc etc. Aquilo foi fazendo cada vez menos sentido para mim.
Foi aí que encontrei, oportunamente, os vídeos do Bastter no Youtube. O que me chamou a atenção foi exatamente o feito pelo antigo Moderador Eduardo, que desmistificava essa balela de venda antecipada. Na hora, me deu um clique e foi como se tivesse acordado da Matrix.
Minha vida passou a ficar muito mais leve ao decidir por aportar consistentemente todo mês em Tesouro Direto, independente da taxa.
Sou muito grato!
E uma última "dica" (tá aí outra palavra odiosa): vocês não são bancos tampouco milionários para especularem com centenas de milhares de reais. Especular com 20/50 mil reais é ridículo. Parem de passar vergonha!
PS: Sei que ninguém aqui precisa dessa dica!
Falous! ;)