Boa noite a todos!
Gostaria se possível, que me ajudassem com algumas dúvidas que tenho sobre a declaração do imposto de renda referente a investimentos em ações.
Pelo que entendi do Roteiro do Iniciante, em se tratando de aquisição (compra) de ações, devo declarar a quantidade total de ações adquiridas, e o somatório do custo TOTAL presente em cada nota de corretagem de tal ativo, é isso mesmo? Por exemplo... Se eu adquiri 1000 ações ABEV3 ao longo de alguns meses, devo realizar o somatório do custo TOTAL presente em cada nota de corretagem (que inclui valores como taxa de liquidação, emolumentos, ISS, Corretagem) e declarar esse valor? Foi o que eu entendi! Vi em muitos lugares que pesquisei, que tem que fazer preço médio dos custos de aquisição, mas não sei se isso era referente para cálculos em que envolviam vendas de ações, no meu caso apenas adquiri ações, nunca vendi nada e nem pretendo tão cedo.
Portando eu poderia declarar na sessão de “Bens e Direitos” dessa forma?
ABEV3 – 1000 Ações / Custo de aquisição – RS 18.454,76 (Valor fictício)
Outra dúvida que tenho é em relação as empresas que não distribuíram JSCP e nenhum outro tipo de bonificação, logo não houve lucro algum de minha parte, devo declarar o valor de R$ 00,00 na parte de "Rendimentos Sujeitos à tributação Exclusiva/Definitiva”, ou simplesmente posso passar direto deixando em branco?
Agradeço desde já!