Boa noite a todos!
Estou fazendo minha primeira declaração de imposto de renda e estou com algumas dúvidas, que não encontrei resposta no grupo.
Estou com 23 anos e ano passado eu era estagiário. Meu pagamento era feito em função das horas trabalhadas no mês e não havia incidência de I.R nem de INSS nele. Pelo valor somado que recebi em 2016, nem haveria necessidade de declarar, porém comprei algumas ações e títulos do tesouro direto.
Tenho todos os holerites/comprovantes guardados.
Vamos às dúvidas:
1 - a bolsa de estágio eu declaro como tributável ou não tributável?
2 - meu salário, mês a mês, variava razoavelmente por conta da quantidade de horas trabalhadas e em função de alguns ajustes que houveram. Preciso me preocupar com isso ou declaro o total recebido e boa?
3 - Fui efetivado dia 07/12/2016, o salário de dezembro (pago em janeiro) já teve incidência de I.R. Preciso declarar ele? Entra de alguma forma diferente?
Só fazendo uma observação, o trabalho que vocês desenvolvem aqui na @Bastter é fenomenal. Sem enrolação e sem mágica. Honesto e consciente.
Me sinto privilegiado de ter conhecido esse site antes de me aventurar de forma sardinhesca nos investimentos. Seria ótimo se mais pessoas tivessem acesso/interesse no conteúdo.
Obrigado e abraços.