15 Evolução anual comentada em 02/05/2017 11:01 Suporte vrcr85 em 27/04/17 14:34 comentada em 02/05/2017 11:01 Há algum tempo notei que a tabela evolução anual do BS não parece funcionar da maneira que eu imaginei que funcionasse. Na minha carteira, tem apenas uma ação que deu prejuízo em 2015 que foi a Vale, que corresponde a 10% do que tenho em ações. Segundo a tabela, esse prejuízo impactou significativamente no resultado total da minha carteira em 2015, resultando em prejuízo. Então fui tentar entender como funciona esse quadro e, para isso, fiz um teste. Fiz uma "carteira" com 50% ITUB3 e 50% TOYB3. Aí descobri que o quadro simplesmente fez uma média do lucro de ITUB com o prejuízo de TOYB. Ou seja, ITUB tem um peso muito maior do que TOYB no resultado, sendo que nessa carteira as duas têm o mesmo peso. Não sei se não entendi exatamente o objetivo dessa tabela, mas, no meu modo de ver, teria mais lógica se levasse em conta a participação que vc tem na empresa. Exemplifico: se eu tivesse um milhão de reais em TOYB teria 4,4% da empresa e, consequentemente, teria 4,4% do resultado dela. Em 2015, minha participação em TOYB me teria trazido um prejuízo de 1,6 milhões. Ter um milhão de reais em ITUB, ou 0,0004% do banco, me teria trazido um lucro de R$ 108.000 em 2015. O resultado da minha carteira teria sido um prejuízo de 1,5 milhões em 2015. Alguém entende onde quero chegar? Na forma como está hoje, o quadro dá peso muito maior às empresas maiores e isso distorce tudo. Na minha opinião, o peso teria que ser proporcional à quantidade de ações que vc tem de cada empresa, assim, se refletiria melhor a escolha de boas empresas independentemente do tamanho delas.