Primeiramente, obrigado de antemão a todos que se dispuserem a me darem sugestões a respeito de uma decisão que preciso tomar em breve. É minha primeira participação no fórum do Bastter depois de algumas semanas estudando o ótimo conteúdo do site.
Estou começando a investir em Tesouro Direto, vindo de fundos de RF, e tenho um quantia razoável para aporte. Minha dúvida é a seguinte:
Pretendo me aposentar em no máximo 15 anos e morar fora do país; não tenho certeza se poderei contar com outra fonte de renda além dos meus investimentos e o aluguel de um imóvel (e na dúvida, planejo para essa hipótese). Tenho pleno conhecimento que o tempo é fundamental para o valor investido crescer. Contudo, tenho receio de aplicar todo meu investimento de RF de longo prazo no IPCA-2045 sem cupom, pela razão mencionada anteriormente, a eventual falta de uma aposentadoria fixa. Como esse título ainda será muito volátil nos próximos 25 anos e eu precisarei fazer retiradas regulares em no máximo 15, o risco de mercado compensará o maior tempo do investimento? Em outras palavras: o risco vale a pena?
Seria mais seguro distribuir os aportes em títulos a cada 10 anos, parte em 2024, 2035 e 2045 (ainda que às custas da necessidade de reaportes nos vencimentos e uma consequente pouco menor remuneração)?
Ainda que a dúvida pareça trivial para alguns, peço que maneirem nas pedradas, hehe.