Estou cadastrado na Bastter.com desde 26/08/11, entretanto, posso afirmar que somente após efetuar a minha assinatura de fato em 09/12/16, assim como acessar os materiais disponibilizados, finalmente, comecei a aprender lições imprescindíveis para quem deseja operar na Bolsa de Valores. Dessa maneira, aproveito o ensejo para agradecer a toda a equipe da Bastter.com e aos inúmeros assinantes que enriquecem os aprendizados com as suas opiniões.
Adicionalmente, e para a minha satisfação, após perder algum dinheiro ao longo de seis anos, quando experimentei vários materiais e processos comercializados no mercado, a partir de 2017, com os ensinamentos assimilados na Bastter.com, me desfiz de vários “abacaxis” que eu possuía e iniciei a formação de uma pequena carteira, atualmente com 10 papéis e que já estão proporcionando alguma rentabilidade bem interessante.
Gostaria, também, de pedir um esclarecimento quanto aos papéis mencionados a seguir:
CIEL3 – No site da Bastter.com consta a orientação a seguir em relação à bonificação concedida:
“• Bonificações (Atualização: 2017)
- Recebe 1 ação nova para cada 5 que tem (Bonificação de 20%) e a cotação será ajustada na mesma proporção, logo fica tudo na mesma
- Terão direito a bonificação as ações compradas até dia 12/04/2017.O dia seguinte é portanto a data ex-direito
- Entram na sua posição no dia 18/04
- Sobras são vendidas em leilão e o dinheiro é depositado na sua conta
- Preço de compra das novas ações = R$2.65 e custo zero
O que fazer?
Nada, as ações vão entrar na sua posição na corretora sem você fazer nada e as sobras vão ser depositadas na sua conta
No BS incluir as novas ações como uma nova compra em Movimentações com Preço Unitário de 2,65, Custos (Corretagem) = zero e data 13/04/2017”
Na Corretora onde adquiri a ação ocorreu o seguinte:
a) Em 07/03/17, adquiri 100 ações ao valor de R$26,93 e totalizando R$2.693,00;
b) A Corretora concedeu 20 novas ações ao valor de R$26,93 e totalizando R$538,60;
c) Com isso, o novo valor de aquisição demonstrado na Corretora totaliza R$3.231,60, configurando-se assim um aumento do capital, correto?
d) Diante do exposto, se eu proceder a atualização do BS conforme orientado acima o valor ficará divergente com o demonstrado na Corretora. Está correto o meu entendimento, ou, não observei algum detalhe?
LREN3 - No site da Bastter.com consta a orientação a seguir em relação à bonificação concedida:
“• Bonificação 2017
- Será decidido em AGE(Assembleia Geral Extraordinária), com data de 03.05.2017
- Caso aprovada, recebe 1 ação nova para cada 10 que tem (Bonificação de 10%) e a cotação será ajustada na mesma proporção, logo fica tudo na mesma
- Caso aprovada, terão direito a bonificação as ações compradas ate o dia da realização do AGE.O dia seguinte 04.05.2017 é portanto a data ex-direito
- Caso aprovada, entram na sua posição na data 09.05.2017
- Sobras são vendidas em leilão e o dinheiro é depositado na sua conta
- Preço de compra das novas ações = R$16.78 e custo zero
O que fazer?
Nada, as ações vão entrar na sua posição na corretora sem você fazer nada e as sobras vão ser depositadas na sua conta
No BS incluir as novas ações como uma nova compra em Movimentações com Preço Unitário de 16,78 e Custos (Corretagem) = zero
a) Em 06/04/17, adquiri 100 ações ao valor de R$28,37 e totalizando R$2.837,00;
b) A Corretora concedeu 10 novas ações, entretanto, diminuindo o valor unitário para R$25,79 e totalizando R$2.836,72;
c) Com isso, esse processo caracteriza-se como, apenas, um aumento na quantidade ações, porém, sem aumento do capital, correto?
d) Agora, se eu proceder a atualização do BS conforme orientado acima o valor ficará divergente com o demonstrado na Corretora. Está correto o meu entendimento, ou, não observei algum detalhe?
Saudações,
Nelson Teixeira