Bom, ontem foi um dia de grande volatilidade do mercado financeiro.
Comecei a estudar há alguns meses e tenho tido uma certa segurança onde invisto.
Como estratégia, comecei estudando e, aos poucos, diversifiquei tanto em RF quanto em RV.
Pode ser precipitado o que irei falar, mas... fiquei tranquilo com a maneira na qual distribui meu patrimônio.
A queda de cerca de 10% da bolsa, representou uma queda de apenas -1,1% de meu patrimônio. Detalhe, ganhos por dividendos e crescimento do patrimônio suplanta esta queda. Hoje, as notícias permanecem negativas mas o mercado já reagiu e este meu "prejuízo" diminuiu e representa, neste momento, -0,1%. Então, a bolsa pode até cair mais e estarei tranquilo. :-) Lembrei de uma coisa que o Bastter apresentou certa vez em um de seus vídeos. Das 10 maiores quedas da bolsa (não sei se foi a do Brasil), semanas depois foram acompanhadas pelas 7 maiores altas.
Assim, após reflexão do pouco que aprendi, chego a conclusão de que vale a pena o risco das ações se:
1. O investimento for em valor;
2. Investir com consistência, sem giro e sempre que puder e;
3. Você aguentar as oscilações do mercado para atingir seus objetivos.
Os materiais apresentados neste site para o B&H foram fundamentais para ter o equilíbrio emocional de permanecer focado em meus objetivos.
Se este não for o local para isto, por gentileza, linkem no local certo.
Abraços.