5 Dúvida em envio de encomenda ao Brasil (em viagem) comentada em 26/05/2017 09:49 Saúde e Esportes maumedeiros em 23/05/17 10:10 comentada em 26/05/2017 09:49 Pessoal, estou com uma dúvida sobre envio de encomenda ao Brasil e não soube exatamente em qual grupo incluí-la. Como estou em viagem (na verdade, passando uma temporada) na Europa, decidi colocar aqui mesmo. Enfim, como esta é uma viagem longa e não tive tempo de organizar bem minhas coisas antes de vir, acabou que tanto eu quanto minha esposa trouxemos "tralha" demais e agora estamos com vontade de mandar uma parte dela de volta. Estou em Berlim e conferi que o serviço da DHL é uma opção. O preço está OK, mas meu receio é que a Receita venha a tributar essa encomenda pessoal (enviarei para um amigo pois não tem ninguém em casa). No geral são algumas roupas, casacos e também um livro (pesado) - tudo comprado no Brasil, com exceção de uns dois casacos comprados há anos. Poderia continuar a viagem normalmente com tudo isso, mas evitaria alguns excessos de bagagens em voos internos e, principalmente, ter que ficar carregando tanto peso sempre que precisasse me deslocar. Alguém passou por uma experiência parecida ou tem alguma sugestão? Queria enviar essa encomenda, mas o receio da tributação me deixa com um pé atrás.