Os mercados deverão apresentar sinais opostos nesta quinta-feira, 01, com produto interno bruto do Brasil, pesquisa ADP e PMI no radar dos investidores. Com isso, as bolsas europeias e norte-americanas operam sem uma tendência clara.
Ásia
Na Ásia, as bolsas encerram o pregão em alta, com destaque para Tóquio que subiu 1,1%.
Europa
No mesmo sentido, as bolsas europeias apresentam ganhos nesta manhã, refletindo a alta do índice PMI da indústria em maio. O índice PMI da indústria de transformação da zona do euro subiu de 56,7 para 57,0 pontos entre abril e maio, conforme reportado hoje pela Markit.
EUA
Em Wall Street, o indicador futuro das bolsas norte-americanas aponta para uma abertura em campo negativo. Por lá, o ADP traz a variação do setor de empregos norte-americano e abre alas para o destaque da semana, o payroll (criação de vagas na economia), que será divulgado na sexta-feira. Também sairão a prévia final da produtividade de produtos não-agrícolas, o custo da mão de obra - ambos relativos ao 1T17, e o índice de gerente de compras (PMI) de maio, que reforçarão a agenda.
Brasil
Aqui no Brasil, o mercado deve reagir à decisão do Copom de reduzir a taxa de juros de 11,25% para 10,25% a.a..
Na agenda, o destaque do dia será a divulgação do resultado do PIB do primeiro trimestre que, segundo as estimativas, deve mostrar uma alta de 0,9% em relação ao último trimestre de 2016. Além disso, conheceremos hoje os dados da balança comercial referentes a maio.
Agenda
O IPC-S de 31 de maio de 2017 apresentou variação de 0,52%, 0,17 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada na última divulgação, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com este resultado, o indicador acumula alta de 2,14%, no ano e, 4,05%, nos últimos 12 meses.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo