1. O objetivo desse tópico é o de ajudar pessoas que estejam à procura de um bom seguro auto e que não saibam por onde começar.
2. Não sou dono da verdade e o tópico estará aberto a qualquer contribuição, sugestão e opinião contrária.
3. Após leitura de outros tópicos desse grupo e de outras informações colhidas na internet, considerei como importantes as características elencadas abaixo.
4. Informo, como exemplo, códigos e dados técnicos, a fim de facilitar sua posterior leitura mais detalhada sobre cada um deles, caso haja interesse (os códigos de cláusulas específicas são da Porto Seguro, a que escolhi para o meu próprio veículo, mas não estou aqui fazendo nenhuma propaganda, você que escolha a que achar melhor):
*** CARACTERÍSTICAS SOBRE A COBERTURA ***
-Cobertura "compreensiva" (Colisão, Incêndio, Roubo ou Furto, que também inclui outros acidentes que não colisão e fenômenos da natureza), referenciada a 100% da FIPE;
- (opcional) Franquia reduzida. Veja a diferença para a franquia normal e qual delas vale mais a pena para você;
- RCF-V Danos Materiais + RCF-V Danos Corporais (danos contra terceiros) até um valor X. O meu valor escolhido foi de 150 mil, o qual você pode achar muito alto, mas eu preferi pensar na pior das hipóteses (e.g. colidir contra um Porsche, ser considerado culpado e o terceiro não querer acionar o próprio seguro);
- APP (Acidentes Pessoais de Passageiros) - Morte/Invalidez e D.M.H (despesas médico-hospitalares) até um valor X. Opcional, porém importate na minha opinião. Algumas seguradoras têm um limite mínimo obrigatório. Optei pelo limite de 20 mil. Essa opção é para os ocupantes do seu próprio veículo, incluindo você mesmo. Não confundir com a RCF;
*** CLÁUSULAS ESPECÍFICAS ***
033 - Assistência Km ilimitado, com carro extra por tempo indeterminado em caso de dano parcial reparável;
076 - Danos aos Vidros, Retrovisores, Lanternas e Faróis;
26B - Carro extra básico até 30 dias, em caso de roubo ou perda total. Achei essa cláusula importante, pois considerando apenas a 033, teria o carro extra somente em caso de colisão/acidente reparável. Imagine que você tenha o carro roubado e, além da angústia com a demora para resolver a indenização, ainda está dependendo de outras formas para transporte. Aqui subentende-se que o carro seja indispensável para a pessoa trabalhar ou fazer outra atividade fundamental, não cabe a discussão nesse tópico se é melhor ter carro, alugar ou ir de uber/taxi/transporte público);
74G - Danos morais e estéticos - até R$50.000,00. Novamente, algumas pessoas irão achar esse valor muito alto, até eu mesmo cheguei a achar isso, mas trabalho em um ambiente médico-legal e já vi processos (raros, porém cada vez mais frequentes) dessa ordem e cujo segurado ficou na mão por não ter essa cláusula;
*** CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO CORRETOR E DA PROPOSTA ***
-Primeiramente, é interessante para aqueles que não já tenham um corretor de confiança, solicitar propostas com diferentes corretores, para poder ter parâmetros de comparação que farão toda a diferença e proporcionarão a sensação de escolha bem feita no final. É importante já informar ao seu corretor que tipo de cobertura você quer e quais cláusulas devem ser adicionadas, pois isso influencia muito no preço e já serviria de um ponto de partida para a sua pesquisa. Para encontrar os contatos de corretores credenciados, basta verificar no site da seguradora. Após feito isso, os fatores a se considerar quanto à escolha do corretor incluem:
---ATENÇÃO aos detalhes. Propostas que contenham dados diferentes do que foi solicitado por você mostram que o corretor não foi atento o suficiente e que poderá haver erros cruciais na construção da apólice ou na concretização da cobertura em caso de um sinistro. Em minha opinião, deveriam ser imediatamente descartadas;
---PROATIVIDADE, AGILIDADE e CONHECIMENTO sobre as condições do seguro. No meu caso, chamou a atenção um corretor que antecipou-se às minhas respostas quanto à sua proposta e já foi informando que eu deveria escolhê-lo pelos motivos a, b, c... n. Foi proativo inclusive em ligar diretamente para a seguradora e obter um desconto adicional + coberturas adicionais;
---HONESTIDADE. Um corretor queria que eu colocasse distância do trabalho até 10km (para baratear o seguro), informando que, no caso de qualquer sinistro a uma distância maior que essa, bastaria informar que se tratava de uma viagem a lazer. Não brinque com isso, procure um corretor honesto e seja honesto consigo mesmo;
-PACIÊNCIA, MINÚCIA e EDUCAÇÃO: O corretor que não faz qualquer tipo de pressão ao cliente, que é educado/respeitoso a todo momento, que usa linguagem adequada (e.g. sem falar com gírias ou linguagem informal, sem utilizar linguagem escrita em maiúsculas ou excesso de exclamações). Novamente, esse tópico pode gerar motivo para discussão, mas considero essas características fundamentais;
-Finalmente, preenchidos os critérios acima, escolher a apólice que contenha toda a cobertura desejada ao preço mais competitivo. Observar que, da mesma forma que se escolhem boas empresas para ser sócio pela análise primeiramente da governança e do valor, deveria ser feita a análise para a escolha do seguro em empresa de boa governança e de valor para você como cliente. Não veja simplesmente a comparação de preço. Como diz o velho ditado: o barato pode sair caro.
*** MINHA EXPERIÊNCIA COM A PORTO-SEGURO ***
Esse tópico é adicional e o escrevo para aqueles que queiram saber como meu caso se desenrolou. Mais uma vez, não é indicação nem propaganda. Optei de antemão pela Porto por gostar da governança e dos serviços da empresa, que já acompanho há algum tempo por ser acionista. O site é minucioso e há clareza nas informações. O atendimento pessoal é rápido e satisfatório. Há facilidade em personalizar as cláusulas e condições do contrato, de acordo com sua preferência. Uma fez fechado negócio com o corretor, a vistoria do veículo (se necessário) é rápida.
Deixe seu comentário com sugestões, dicas, dúvidas, opiniões contrárias. Deixo claro que todo o texto acima é opinião pessoal de alguém que não tem formação nem trabalha no ramo de seguros, corretagem ou automóveis.