Os mercados acionários deverão apresentar perdas nesta terça-feira, 04, influenciados por feriado nos Estados Unidos e números da agenda global. Com isso, as bolsas europeias apresentam perdas nesta manhã.
Ásia
Na Ásia, as bolsas encerraram o pregão com perdas, com destaque para Hong Kong, que caiu 1,5%.
Europa
Enquanto isso, na Europa, as bolsas apresentam perdas nesta manhã.
Por lá, o Índice de Preços ao Produtor Industrial (PPI, na sigla em inglês) nos 17 países que compõem a zona do euro recuou 0,4% em maio deste ano, segundo informações divulgadas hoje pelo Escritório de Estatística da União Europeia, Eurostat.
EUA
Em Wall Street, os mercados deverão permanecer fechados devido ao feriado da independência dos EUA.
Brasil
Aqui no Brasil, serão divulgados os dados da produção industrial de maio com previsão de estabilidade. Já a sexta-feira será o dia dos índices inflacionários com o IPCA de junho, expectativa de confirmação da tendência desinflacionária (-0,23%) e IGP-DI, expectativa de deflação de 0,85%). Do lado político, quarta-feira terá a votação da Reforma Trabalhista no plenário do Senado, mas segundo analistas políticos, deve ser adiada para a próxima semana.
Ontem, 03, o Ibovespa fechou aos 63.279 pontos (+0,60%), acumulando +5,07% no ano e +21,15% em 12 meses. Decisivo para a performance do dia foram os papéis da Vale, que ponderadamente ao peso no Ibovespa, contribuíram com +0,19%, seguido do pelo Itaú com +0,11. No tocante à Vale cabe ressaltar que hoje foi o 10º pregão seguido em alta, graças às, também seguidas, altas do minério de ferro.
Agenda
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou nesta terça-feira, 04, que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), na cidade de São Paulo, registrou alta de 0,05% no mês de junho, contra os -0,05% registrados em maio.
www.enfoque.com.br