Com a alta recente dos juros, muitas empresas (de outros setores) estão tendo resultado financeiro pior e, por consequência, alguma dificuldade com lucro líquido, a exceção das que tem caixa e ganham com isso.
Dentre essas que ganham, estão algumas do setor financeiro. Se olharmos pela PEGY das boas empresas, a maior parte das que estão com o indicador atrativo, são do setor financeiro.
Eu sempre fico com pé atrás, não acho que o mercado possa ser tão bobo e que só a gente aqui da Bastter tá vendo isso. Daí começo a tentar querer entender, mas como sou ignorante em análises, posto aqui pra ver se alguém ajuda.
A dúvida é: a que ponto os juros altos podem ajudar a inflar o resultado das empresas do setor financeiro? E como uma queda nos juros poderia afetá-los?
Importante ressaltar que pra mim as empresas boas são boas independente dos juros, não to querendo saber ou achando que uma empresa boa vai ficar ruim se os juros caírem, apenas tentando entender se há alguma relação mais forte (e normal) e como ela se dá pra cada empresa do setor.