No geral, acho que o maior problema é consumir açúcar em excesso e alimentos industrializados. Tudo aquilo que não é muito natural, tende a ser ruim. Eu vejo muito a questão do bom senso. Coisas que possuem validade enorme sendo que in natura não duram um dia, não pode ser boa coisa.
E é possível a pessoa não consumir bebidas alcóolicas e ter muito mais problemas de saúde causados por alimentação do que uma que consome com moderação.
Um exemplo que é o meu, de um tipo de petisco que gosto de consumir uma vez por semana:
Jamón Serrano ou Ibérico (leva dois ingredientes apenas): a carne do porco e sal. O método faz com que a carne vire o presunto cru entre 12 e 24 meses. Não tem conservantes, o próprio método conserva muito.
Bebida: cerveja. Gosto de cervejas artesanais, mas vamos dar um exemplo aqui de uma Heineken que leva apenas: água, malte e lúpulo.
Agora comparem isso a comer um hamburger cheio de bacon, queijo cheddar processado, maionese, ketchup e etc, acompanhado de 500ml ou um litro de refrigerante.
Ninguém vai me convencer de que a pessoa que come porcarias processadas com refrigerante vai ter uma saúde melhor que a minha que consumo presunto cru com cerveja de forma moderada.
A ideia é que não basta levar em conta a aparência ou o consenso sobre os alimentos, é preciso conhecer o processo que o gera e levar em consideração a moderação no consumo. No caso, se comer demais o que eu como pode-se ter problemas com pressão por causa do excesso de sal ou se tornar dependente de álcool. Fora isso, acho que nada pode ser pior do que refrigerante.