Olá, estou conhecendo o Bastter e sua filosofia agora. Quanto a ela tenho algumas dúvidas: é dito que o preço não deve ser considerado. Mas e se determinada empresa que quero comprar, e que é uma boa empresa, caiu num modismo e sobe o preço todos os dias, mesmo assim eu devo comprá-la? Mesmo sabendo que o preço de hoje pode estar R$ 10,00 mais caro que ontem (e amanhã R$ 10,00 mais caro que hoje) e depois correr o risco de abaixar tudo?
Outra pergunta: algumas empresas consideradas boas quase não saem do canto na cotação, ou se saem demora, como o caso da Ambev (que sempre fica entre R$ 17 e R$ 22 e nunca sai disso) e Renner (que só recentemente saiu da casa dos R$ 20). Sei que Bastter diz para esquecer o preço, mas como vou ser rentabilizado à longo prazo se a ação não valoriza? (e apesar da recomendação ser olhar valor ao invés de preço, é dinheiro que todos queremos não é mesmo?) Só com dividendos e juros sobre capital próprio é que isso vai acontecer? A Guararapes, por exemplo, é uma empresa que está se endividando, mas está subindo muito. Bastter diz que ficar girando o patrimônio é ruim porque enriquece as corretoras, e posso estar equivocado nesse meu pensamento, mas com o possível crescimento ainda maior da Guararapes, eu poderia ter um lucro rápido que talvez demorasse anos e anos para conseguir com a Renner, e esse ganho pagaria o custo da corretora e ainda sobraria.
Não estou criticando a filosofia de Bastter, mas apenas tentando entender esses pontos, que ainda tenho dúvida (até porque acabei de chegar aqui e ainda tenho a mentalidade dos "sardinhas", como vocês chamam rs)