Comecei no mercado em 2009 e sai dele em 2010, quando comecei, comprei uns livros de análise técnica e fundamentalista (aqui tinha Benjamin Graham e Peter Linch...nem dei bola...larguei guardados).
Abri minha a conta na corretora e comecei a “acompanhar o mercado” diariamente, como percebi que só se falava em análise técnica, comecei a estudar os livros de análise técnica e acompanhar um bate-papo diário que tinha antes da abertura do mercado e o fórum durante o dia. Fiz e acompanhei algumas operações sugeridas pela corretora, estava indo bem, fiquei empolgado, cai pra dentro dos livros, queria entender e antecipar os padrões, foi ai que comecei a me iludir, desenvolvi dois setups infalíveis, que não tinham como ter erro.
A festa durou pouco mais de 1 ano, fiz muitas operações, perdi muitas horas de vida vidrado no PC, esmiuçando o gráfico da ação da vez e esperando o resultado da operação. Em um ano não tinha conseguido nada além de perder dinheiro e pagar corretagens. Operei MILK, AGEN, JBDU, tinha algumas “colecionáveis”, ações que tinham caído tudo e estavam oscilando na casa dos centavos há muito tempo. Eu achava que seria uma boa ideia comprar algum pouco daquilo para um esperado turnover que me deixaria milionário....(o mercado é maior que isso, não vai tornar um idiota recém chegado milionário só pq a ação já caiu tudo... isso pode piorar).
Depois de um tempo dessa maluquice que não me levava a lugar nenhum decidi sair da bolsa, era muito tempo empenhado, fazendo coisas que não tinham nada a ver com o meu trabalho e a cada operação que dava errado (quase todas) eu ficava nervoso pra caramba. Vendi as “colecionáveis” que tinha, encerrei todas as operações peguei o resto do dinheiro que tinha na corretora e acabei com tudo.
Errei inúmeras vezes ao longo desta curta história, mas por sorte nunca culpei ninguém tive sempre a convicção que eu era/sou o culpado por tudo o que fiz e faço. O preço deste aprendizado foi de mais ou menos 1/10 do meu patrimônio, considerável para o patrimônio que tinha na época, mas ao menos aprendi.
Assim que der tempo escrevo como voltei pro mercado em 2012 e como conheci a Bastter.com ...