Recentemente tenho me interessado muito pela história dos mercados. Li muitos artigos, livro, vi varias filmes e documentários. Também achei um fórum sobre renda variável, que iniciou em 2007, e tive oportunidade de acompanhar uma verdadeira “aula de história” através dos posts dos usuários de 2007 em diante.
Incrível como as histórias e ciclos se repetem. Em 2007, todo mundo falando mal das taxas pagas pela renda fixa, que por causa da queda de juros estava ruim, que o negócio era ir para a bolsa. Lembra ou não lembra o atual cenário? Na época a bolsa estava quase no topo, e todo mundo empolgado vendendo tudo para comprar ações. Petrobras acima de 60 reais, vale bombando. Muitos lá no tópico meteram todo o capital na bolsa e se alegravam com o topo histórico que vivia. Um ou outro comentário perdido falava sobre a crise do subprime americano, mas ninguém parecia dar muita bola. Algumas reportagens “apocalípticas” eram poetadas, com gente falando que essa crise do subprime ia ser feia, e que os mercados iriam sofrer. A maioria ao chamava o analista de maluco.
Post após post você vai vendo o comportamento das pessoas. Quando a crise pegou e as bolsas despencaram, muitos venderam correndo. Outros ficaram segurando para tentar empatar e acabaram perdendo ainda mais dinheiro. Um dos foristas dizia que tinha colocado todas as economias de uma vida nas ações, e que já tinha perdido 70%. Aquela euforia lá de 2007 já não existia. Muitas lamentações. Alguns mais otimistas crentes que logo a bolsa voltaria a subir, diziam que aquela era a hora de comprar. Outro dizia que estava com todo o dinheiro na bolsa, e pergunta aos outros usuários o que achavam da ideia dele de pegar um empréstimo a 2,5% ao mês para investir em ações. Passa o tempo e cai mais ainda. O fórum começa a ficar mais quieto, as pessoas param de postar, acaba virando algo mais esporádico, até que praticamente morre.
Analisando todo esse histórico real, e vendo a grande empolgação hoje de muitos com a bolsa, ativos como MGLU3, criptomoedas e afins, migrando investimentos, etc, sinto como se as histórias como as da Enron, OGX, MILK11 estivessem se repetindo com os novos protagonistas.
E antes que o mestre @Bastter me de uma voadora por ficar lendo fórum de sardinha, deixo claro que o interesse foi puramente histórico
Abraços aos amigos que tem a sorte de ter este espaço com tanta gente boa disporá a ensinar.