Uma das coisas mais importantes que aprendi aqui no site. Em 1 ano e meio investindo, tive que usar minha RE 2 vezes (nao totalmente).
Se eu nao tivesse RE estaria sacando de investimento.
Acreditem, voces PRECISAM de reserva de emergencia e ela tem que ser de rapido acesso. Eu mantenho minha reserva na propria conta corrente pois sou controlado o bastante para nao gasta-la sem necessidade. Poderia estar na poupança? Poderia. Eu prefiro na conta corrente pois posso usar a qualquer momento sem precisar transferir nada.
Nao vem com essa de Selic, fundo D+0, etc. Reserva não e investimento. Eu to cagando e andando pro rendimento desse dinheiro, quero é paz.
O valor pra RE difere de pessoa pra pessoa. Eu mantenho pouco mais de 1 salario na conta corrente. Pra MIM funciona muito bem, pra outros pode ser necessario mais do que isso. Digo isso pois vivo sozinho, nao tenho filhos, tenho um bom plano de saude, tenho AP proprio, não tenho carro. Funciona pra mim, pode nao funcionar pra voce.
Aprendam. Comecem com um valor maior de RE, tipo alguns salarios. Com o passar do tempo voces vao ajustando o valor de acordo com seu nivel. Eu comecei com 3 salarios e agora tenho 1.