Antes de mais nada, sou burro.
Antes de qualquer mimimi, a ideia do post é, entre outras, tentar entender como funciona a aquisição de ações na prática.
Para ser muito sincero, estou “testando, experimentando” a ideia de entrar no mercado de ações. E isso significa seguir as orientações de entrar aos poucos, devagar, já que o risco de fazer besteira no início é maior. Enquanto isso, sigo estudando.
Acho, inclusive, que essa dúvida será boa para a maior parte dos iniciantes.
Pois bem, no último dia 26/09/2017, realizei a compra de 10 ações GRND3F pelo site da corretora parceira CLEAR.
Vou tentar detalhar o máximo possível a sequência para operação no HB da corretora. A disposição para operar em RV é assim:
Básico
Day Trade
Termos
Estratégia de opções
Ofertas Públicas
Garantias
Abri o book de ofertas, na janela de compra e venda lancei o valor da ordem pouco abaixo do valor de mercado – R$26,70 – para ser mais exato, e alterei a validade para uns dias à frente.
Tipo de ordem ficou inalterada – Limitada.
A ordem foi executada no mesmo dia.
Achei que tudo estava correto e fui conferir no dia seguinte e, para minha surpresa, na aba dos meus ativos no HB consta Swing Trade. Como disse, sou burro, mas estou tentando aprender.
Por que razão consta Swing Trade?
É possível reverter?
O que fazer agora?
E quanto ao IR?
Errei? Em caso afirmativo, em quê?
Se perdi, pelo menos foi só o valor de um brinquedo para meu bebê, hehe
Obs: Se for possível, acho que seria bem interessante se disponibilizasse vídeos sobre o funcionamento na prática dos HB das corretoras parceiras.
Valeu galera!