+ 25 Isenção de IR na venda de UNITs comentada em 08/05/2023 11:42 Imposto de Renda Buy_and_hold64 em 07/05/23 9:35 comentada em 08/05/2023 11:42 Data original: 05/10/2017No Pergunte à equipe, um amigo daqui do site perguntou se a isenção de IR para vendas mensais até R$ 20 mil/mês se aplicava também aos UNITs. Eu pesquisei na Instrução Normativa 1.585 e constatei que a isenção se aplica apenas à venda de ações. A norma é omissa em relação aos UNITs ao contráros das cotas de ETFs, cotas de FIIs, opções e day trade.Eu já ia responder que sendo os UNITs um certificado de ações, a isenção deveria aplicar-se também a eles quando lembrei de um fato que ocorreu comigo. A Receita cobrou IR sobre um lucro em venda menor que R$ 20 mil. Como o valor era pequeno e eu não paguei por me considerar isento, deixei que debitassem de minha restituição.Pois ontem ao responder ao amigo, lembrei que a cobrança era justamente sobre lucro na venda de UNITs do Unibanco. Como a legislação é omissa, a Receita cobra IR sobre lucro que, se fosse com ações seria isento.Mais um motivo para desprezar os UNITs. Ver outros ressucitados