Olá amigos e colegas foristas. Me surgiu uma dúvida.
Nos próximos anos eu acredito que conseguirei juntar o dinheiro equivalente para a compra de um imóvel para investimento.
O que tenho percebido é que na cidade onde moro, interior paulista, existe uma oferta absurda de imóveis para alugar e o preço estão muito fora da realidade.
Vou dar um exemplo:
Uma casa simples, com 3 quartos, 300 metros de terreno em localização não muito boa está beirando 500 mil reais. Porém, esta mesma casa que está a venda há 2 anos o valor do aluguel é 800 reais (e ainda não foi alugada). Isso é uma distorção ao meu ver, pois a pessoa quer vender por um preço que ninguém quer pagar, mas os preços não caem. As únicas casa que ví venderem foi na rua principal da cidade (onde eu concordo que devido à localização pode-se pedir um preço maior).
Note também que a pessoa está querendo um aluguel que dá de retorno 0,16%.
Em resumo a pessoa quer vender por um preço que ninguém quer comprar. A última vez que vi alguém vender é porque estava endividado e o comprador ofereceu 50% do valor pedido. E até hoje a pessoa xinga quem comprou de explorador (???) sendo que ela vendeu porque quis.
No meu ponto de vista, está ótimo para alugar e péssimo para comprar.
Minha casa alugada eu pago 0,20% de aluguel e acho muito bem pago (nunca conseguiria algo semelhante pelo mesmo preço em outra cidade).
A minha dúvida é: Compensa eu comprar um apartamento em outra cidade? No caso, seria na Capital São Paulo. Porque? Porque eu ví alguns apartamentos muito bem localizados (6 quarteirões da avenida paulista) e até em outros bairros bacana (Vila Mariana), numa área com boa infra estrutura, apresentando 2 quartos e uns 70 metros quadrados em torno de 300 mil.
Ao meu ver, isso é muito mais em linha como a "realidade" do mercado. Nota-se que aluguel destes lugares está em torno de mil reais. Algo que eu considero normal pelo valor do imóvel.
Penso nisso pois teria muito mais liquidez e facilidade de locação. Meu medo é por ser numa cidade onde eu não moro (embora SP seja a 1 hora e 30 minutos da minha casa). Não conheço imobiliárias e tenho alguma noção da cidade, embora nunca tenha morado nela.
Quem tem experiência no assunto, poderia me dar uma luz? @Pedro95 @Bastter
Pq o Bastter sem fala para se comprar um QS por um bom valor, isso inexiste aqui no interior. E não acho legal pagar 500 mil numa casa que não conseguem vender e nem alugar. E se alugar, é tão pouco.
Ou estou pensando absurdamente errado??
Agradeço a ajuda!