Digamos por assim dizer que tambem tenho medo da renda fixa, estou estudando regime de competencia e geração de caixa, tenho alguma noção do Cisne Negro, não quero perder para inflação, sei que se bem administrada (empresas de qualidade superior do topo da piramide) o buy & hold é o melhor investimento, a principio o capital que disponho para investir em ações, é para investir em ações, dentro das minhas condições ja aproveito a vida, costumo viajar duas vezes por ano, aprecio boa comida, vinhos e espumantes, pratico esporte, me reuno com os amigos, continuo trabalhando, diversifico, faço aposrtes mensais, ja investi em ações, tive sorte, mas preciso ser mais competente. Parei estou então tentando começar com empresas de qualidade superior do topo da piramide. Meu tempo de vida é limitado pelo ciclo vital. Dizem que "por hora vai deixando em Poupança" (medo da renda fixa) e qdo já tiver estudado bem pelo menos Regime de Competência e Geração de Caixa, invista beeemmmm devagar e beeemmmmmm pouquinho na lista de empresas que vc considerar adequada." Mas o que é devagar e pouquinho. Quero dizer o capital estava aportado em ações, conheci a filosofia Bastter de acumular capital, sai das ações, pois estava errado, o dinheiro esta aportado na renda fixa, continuo fazendo aportes mensais em dolar, euro e renda fixa a partir da minha renada mensal, mas não sei quanto aportar em ações do capital destinado ao aporte de ações que esta na renda fixa. Enfim o que é devagar e o que é um pouquinho. Ja entendi o que processo todo esta em estudar e particpar. É o que estou tentando fazer, mas por enqunato meu dinheiro esta na renda fixa, e tenho medo da renda fixa. Para os iniciantes, os moderadores recorrem ao tema, estudar, participar. Então existe um problema: so vou poder iniciar no mercado de ações quando souber tudo? Porque em varios momentos lendo as discussões e comentarios percebe a recorrente resposta, se não sabe, vai estudar, se não sabe cai fora, e então quando estarei pronto, quanto é devagar e quanto é pouquinho. Conta uma história que um homem aproximou-se de Deus e perguntou-lhe: “Deus, quanto é um milhão de anos para o Senhor?” Ele respondeu: “Menos que um minuto”. Então o homem perguntou novamente: “Deus, quanto é um milhão de dólares para o Senhor?” Pacientemente, Deus respondeu: “Menos que um centavo”. Então, o homem, se julgando muito esperto, fez um pedido: “Deus, me dá um centavo!” Bondosamente, Ele disse: “Claro, meu filho, espere só um minuto!” Quero dizer tenho X capital que gostaria de investir em ações, escolhi as empresas, seguindo as orientações do Mille (empresas de qualidade superior, topo da piramide), capital que ja foi aportado (resultante de aportes mensais de 03 anos e de alguma sorte na bolsa). Quero seguir o modelo Bastter de investimento, preciso de um valor e tempo para que o capital aportado entre no mercado de ações. Ou não ha um tempo e nem valor. Devo começar com 100 reais por mes, se posso, teoricamente falando é claro, aportar 1.000,00, ou aportar 1.000 se posso aportar 10.000, ..... E o tempo uma por vez, duas ou tres. Bem sem parametros estou parado na renda fixa. Agradeço de puderam ajudar. Senão vou continuar estudando e parado na renda fixa, até aprender como fazer, mas ha um outro ditado, não existem caminhos os caminhos se fazem caminhando.