Acabei de renovar minha assinatura. Faz um ano que participo deste fórum e gostaria de compartilhar as mudanças na minha vida no decorrer desse tempo.
No início do ano passado eu ainda não tinha a mínima ideia sobre como agir com os investimentos, e fiz umas besteirinhas, poucas mas fiz. Nunca imaginei que fosse capaz de analisar se um investimento seria bom ou não pra mim. Sempre pensei que para investir era necessário ter muito dinheiro e conhecimentos inacessíveis aos pobres mortais ou então, ficar na dependência de terceiros.
Na prática só havia me aventurado na poupança. Porém, sempre me incomodou quando chegava a época de prestar contas ao leão, analisar o quanto eu tinha recebido através do meu trabalho e quanto na prática eu havia guardado. Olhava aquele número total do salário do ano e ficava pensando onde havia gastado aquilo. Sempre fui comedido, nunca fui de gastar com besteiras, mas o dinheiro inexplicavelmente sumia.
No ano passado tomei enfim a decisão de começar a juntar. Felizmente havia quitado as prestações da minha casa e resolvi que se já havia reservado esse dinheiro para as prestações e, portanto como meu orçamento já estava ajustado, fiz de conta que continuava com essa obrigação e comecei a me pagar mensalmente.
Com essa ideia na cabeça passei a procurar me informar sobre como investir. Caí em alguns canais do youtube e comecei a estudar. Fiz alguns cursinhos online que não me convenceram nem me deram segurança.
Nesse momento tudo era novidade e com calma fui comparando o que os youtubers falavam. Muitos se contradiziam ou falavam coisas que intuitivamente eu não achava correto. Até que um dia em um desses canais apareceu um vídeo do Bastter. O vídeo era aquele sobre aposentadoria. De cara achei demais, papo direto, sem rodeios e sem florear. Isso me instigou a olhar os outros vídeos e me identifiquei com aquilo. Eu sempre fui meio cético em relação às coisas e intuitivamente sempre desconfiei que um dia um governo me bancaria. Não tinha os conhecimentos técnicos para analisar isso, mas com o vídeo do Bastter senti que tinha encontrado um eco aos meus pensamentos.
Não demorei muito para entrar no site e fazer minha assinatura.
Desde então, aprendi muito com todos os participantes, com os vídeos, com os ebooks e recentemente com os cursos ministrados pelo Nod e pelo Huoya. Sempre busco os vídeos para rever e também revejo a área dos iniciantes.
A voz do Bastter virou a voz da minha consciência financeira. Sempre que vou comprar algo ou fazer alguma movimentação financeira, ouço aquela frase no meu ouvido “Lembre-se que você é um idiota”.
Nesse primeiro ano, apliquei a filosofia Bastter e tenho visto meu patrimônio crescer graças aos aportes. Pretendo continuar na mesma pegada nos próximos anos.
Mas não foi só na questão do patrimônio que o site me ajudou. Aquele “mantra” sobre cuidar de você, da família, do trabalho, etc, me abriu os olhos para meu aperfeiçoamento profissional. Graças ao site voltei a estudar e estou fazendo uma pós em engenharia de segurança do trabalho. Busco me aprimorar e futuramente me especializar ainda mais.
Além disso, estou buscando novas formas de obter renda (de forma lícita, claro [hehe]) e como sempre fui meio curioso, estou pesquisando formas de criar dentro da minha área.
Resumindo esse longo texto, estou muito feliz e agradecido de ter encontrado esse site. Muito obrigado a todos os moderadores e participantes.
Um abraço!