Olá amigos, boa tarde.
Andei procurando na minha região (interior SP) e surgiu uma casa à venda num bairro que considero bom para morar. Gostaria de saber a opinião dos colegas pelo seguinte:
A casa não está "100% acabada". Pelas fotos, vejo que os pisos de chão (quase toda tem piso frio) já foram assentados, apresenta gesso no teto de uma das salas, está com vidros, as paredes já estão todas rebocadas (falta o gesso/massa e a pintura se for esse o destino). Já possui os muros, portão, conduítes.
Em resumo, falta o acabamento fino e a parte elétrica.
A minha dúvida é a seguinte:
A casa 147 m² de área construída e o terreno possui 240 m².
Fazendo contas simples, o CUB aqui na região está em 1227 reais.
Logo, se pensarmos do ponto de vista "grosso", ao meu ver, o preço máximo que poderia ser pedido é 290 mil, tendo em vista que isso seria o valor 240 x 1227.
Mas vale a pena lembrar que nem todo o terreno é área construída e que o acabamento ainda não está pronto.
O atual proprietário está pedindo 320 mil reais.
O único motivo de sequer considerar fazer o negócio (até pq eu não gostaria mas minha esposa está insatisfeita com o aluguel e estou procurando algo que não vá me quebrar as pernas financeiramente) é porque o bairro é bacana (embora esteja no final do mesmo). Eu aceitaria pagar um ágio, devido ao "menor risco" da construção, já que o principal já foi feito, mas ainda assim eu acho muito caro. Pergunto pois não sei o quanto seria um valor "justo", para não fazer uma oferta que ofenda o vendedor etc...
Aqui na região o pessoal costuma cobrar absurdamente caro por imóveis, que nunca são vendidos, mas batem o pé e não abaixam o preço. Uma casa mesmo, bem localizada etc, o dono pediu 800 mil e está há 3 anos sem vender e ele não abaixa o preço.
Aluguel na região está muito desvalorizado também.