- Encontrei a bastter.com por acaso, enquanto tentava aprender a fazer trade com tesouro direto;
- Depois de me identificar com o site, passei cerca de um mês acompanhando os fóruns e tentando ficar um pouco menos burro, mas aqueles cachorros no lugar dos números nas empresas me incomodavam, e logo me tornei assinante;
- Enquanto aprendia, só pensava "por que não descobri esse site antes???". Até que finalmente assimilei a ideia de colocar uma pedra no passado e olhar pra frente;
- Me desfiz da previdência privada que tinha, rezei para que minha LC que pagava 110% do CDI não quebrasse antes do vencimento, quitei algumas dívidas, fiz uma pequena reserva de emergência e comecei a investir, primeiro em TD, depois em ações (ou, melhor dizendo, comecei a me tornar sócio de boas empresas);
- Ao mesmo tempo que aprendia, queria participar dos fóruns, mas o sardinhas dentro de mim vinha com força, e acabei escrevendo muito bullshit, o que me fez tomar algumas voadoras;
- Passei por todos os momentos sardinha, incluindo achar o Bastter arrogante por sua "sinceridade exacerbada", questionar como era possível o Bastter e o Mille coexistirem no mesmo site, achar que deveria ser fácil comprar uma ação "descontada" como o Mille dizia, e que o Bastter não sabia de nada, ficar horas na frente do home broker esperando o preço da ação cair para colocar uma ordem de compra "barata", ficar trocando as empresas da carteira dia sim dia não, e pedindo pro Senesino comentar... e muitas outras idiotices que um sardinha deslumbrado pensa, faz e/ou fala;
- Falei tanta merda que o Bastter me bloqueou do site (sim, eu fui um verdadeiro REMOVIDO). Quando recebi um e-mail do Bastter pedindo o número de minha conta para devolver o valor da assinatura me dei conta de como fui infantil e imbecil. Escrevi imediatamente para o Bastter me desculpando pela minha atitude, e pedindo que me permitissem continuar no site, sob a promessa de que eu não iria me manifestar mais naqueles termos;
- Para meu alívio, o Bastter liberou meu acesso. Desde então tenho permanecido praticamente invisível por aqui. Troquei de avatar, de nome, e cá estou, na moita, só lendo, aprendendo, e, o mais importante, vendo meu patrimônio crescer!
A conclusão que eu chego hoje, um ano depois, é a de que o aprendizado obtido aqui vale mais do que ouro. Depois de todo esse tempo só tenho a agradecer ao Bastter e a todos os moderadores do site que vêm fazendo um trabalho inigualável de educar financeiramente pessoas comuns. Inigualável mesmo! Nenhum outro site sequer chegar perto da Bastter.com nesse quesito.
A evolução das pessoas aqui dentro é nítida e rápida. É brutal! Tanto dos usuários quanto dos próprios moderadores (inclusive do próprio Bastter) e da estrutura do site em si (esse último graças ao trabalho brilhante do Gustavo). O esforço de vocês em fazer isso aqui funcionar, e de uma forma cada vez melhor, é algo extremamente impressionante e motivador.
Enfim, quero deixar registrados aqui os meus mais sinceros agradecimentos ao Bastter e a todos que fizeram dessa comunidade o que ela é hoje.
Vida longa à bastter.com!
Um abraço a todos,
Rafael.