Bitcoin - Como começar usando Testnet? Parte 1
Fazer armazenamento frio envolve muitos passos e apresentá-los todos de uma vez pode assustar as pessoas ou deixá-las desmotivadas. Minha idéia então é começar com um ciclo simples para ver a coisa funcionando para depois em outros textos irmos tapando as brechas de segurança.
(Atenção: não use esses passos com bitcoins de verdade! Só usaremos bitcoins de verdade depois que estivermos habituados com as complexas questões de segurança!)
Vamos começar visitando o site bitaddress em modo testnet:
bitaddress.orgMexemos o mouse para fornecer entropia e quando chegamos a 100%.
Ele vai mostrar uma página com um "Bitcoin Address" e uma "Private Key". Use o navegador para imprimir salvando a página como um arquivo pdf.
Seguindo os passos complicados de segurança e imprimindo em papel no lugar de um pdf, teríamos uma carteira fria de papel. Mas os passos complicados de segurança veremos nos outros capítulos. Por hora vamos fingir que temos nossa segura carteira fria de papel e queremos agora fazer carteiras "watch only" para ela.
Carteiras "watch only" informam a sua posição em bitcoins mas não permitem que você os gaste.
Vou usar a Mycelium Testnet:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mycelium.testnetwallet&hl=pt_BRVou em "Contas", toco no ícone da chave, toco em "avançado" e depois em "Escanear".
Vou no meu arquivo pdf e escaneio o QRCode do bitcoin address.
Na opção "Restore Address as" escolho BTC.
Em "Editar Etiqueta da Conta" eu dou OK.
Apareceu lá 0 BTC.
Vamos botar bitcoin nesta carteira.
Vou neste site:
Faucet - Bitcoin TestNet sandboxCopio o meu bitcoin address do meu pdf (se estivesse realmente em papel eu usaria um leitor de QRCode) e colo lá.
Passo pelo teste para provar que não sou um robô e clico em "Give me some coins".
Ele vai me dar uma mensagem de "sent" e um txid. O txid aparece também na listagem abaixo na página. Clico lá e posso acompanhar a transação em um block explorer (no caso, Blocktrail).
Posso acompanhar a transação também na Mycelium na aba "Transações".
To be continued...