Prezados foristas, depois de muito tempo decidi começar a mexer com as criptomoedas com o intuito de aprendizado. Tenho a impressão de que, no futuro, alguma dessas coisas novas (moedas digitais, blockchain, wallets) farão parte do nosso cotidiano e considero esse um conhecimento sobre o tema algo necessário. Faço um paralelo com a computação nos anos 90. Com o surgimento dos computadores pessoais, por exemplo, minha mãe passava longe daquilo. Hoje, é uma dificuldade para usar um e-mail. Eu, por outro lado, como a generalidade da minha geração, meio que adquiri a noção sobre computadores pela curiosidade normal de uma criança vendo aquela coisa nova chamada computador.
Então já deixo claro meu objetivo com esse "investimento": "aprender, entender e saber mexer um pouco nessa área de tecnologia. Não quero ganhar dinheiro, fazer trade, nada. Quero mesmo aprender e, se perder toda a mixaria que planejo colocar nisso, não vai fazer falta nenhuma desde que a experiência valha a pena com o aprendizado.
Com o manual do bitcoin aqui do site e a disponibilidade de um pouco mais de tempo livre para mexer e ler sobre o assunto, meu plano era começar a mexer com o Bitcoin através da Electrum para entender na prática isso de blockchain, cold wallet, hot wallet, processo de transferência das moedas etc.
Mas... ao instalar o Electrum no meu PC, o programa simplesmente não abriu. Simplesmente isso, não abre. Busquei em alguns fóruns rapidamente pelo Google e achei algumas respostas em fóruns, mas não deram certo (aparentemente as soluções se referiam a uma versão mais antiga da Electrum).
Fiz esse tópico por algumas razões:
1) Alguém sabe como resolver esse problema do Electrum?
2) Quais fóruns para entender e acompanhar o Bitcoin vocês recomendam?
3) Lendo abstratamente sobre os problemas do Bitcoin, cheguei à conclusão de que o maior problema dessa moeda é o tempo para realizar a transação (parece que algo em torno de 10 minutos) e os altos custos (não faço a menor ideia, teria que começar a mexer para entender quão alto é esse custo). Qual outra criptomoeda vocês recomendam que eu estude que tenha melhores perspectivas de resolver esses dois problemas?
4) Sugestão pro pessoal do site que carrega a bandeira das criptomoedas --> criem um glossário com os termos técnicos e um conceito ao lado. Nem sei se já tem, mas falo isso porque nos tópicos tem uma série de termos que tenho uma vaga noção do que seja (hot wallet, cold wallet, nodos) e tem umas coisas que eu não faço a menor ideia do que seja (PoS, PoW etc). Daí fica impossível entender a discussão.