3 CALCULO IR É COM BASE EM CADA EMPRESA OU NO VALOR? TOTAL? comentada em 15/12/2017 01:09 Imposto de Renda vitofarias em 14/12/17 15:04 comentada em 15/12/2017 01:09 Boa tarde pessoal, assinei o site a pouco tempo, comecei a investir em ações esse ano, dei uma estudada antes e decidi fazer um investimento a longo prazo, variando bastante as empresas, só que eu não sabia como analisar as empresas, ai eu fiz uma média das empresas mais indicadas pelas corretoras e comprei as mais indicadas achando que se eles indicavam era pq tinham feito uma boa analise delas... Quando assinei o site e comecei a analisar as empresas eu vi que tinha na minha carteira algumas tranqueira e resolvi vendê-las e comprar empresas boas. Ocorre que acabei fazendo merda rsrs.. achei que o valor de 20 mil para pagar o imposto de renda seria com base na venda de cada empresa, e me falaram agora que é no valor total de vendas no mês.. acabei vendendo um total de 39458 reais no somatório das empresas dentro do mês de dezembro. Agora quero saber como faço o darf, eu posso abater as empresas que lucrei pelos prejuizos? as operações ficaram assim: BRKM5= prejuízo de 280 reais, GGBR4= PREJUÍZO 660 REAIS, KLBN11= LUCREI 450 REAIS, LAME4= LUCREI 64 REAIS, BRML3= PREJUÍZO DE 105 REAIS, SUZB3= LUCREI 2745 REAIS... Outra pergunta posso abater o lucro das taxas de corretagem? como faço o cálculo? Agradeço a ajuda de vcs espero não fazer mais merda kkk