Caros companheiros;
Sou iniciante no site e nos investimentos em geral, preciso tirar uma dúvida e gostaria que me ajudassem.
Estou me organizando para iniciar o Buy and Hold, organizei minhas finanças pessoais, formei minha Reserva de Emergência e quitei quase todas as minhas dividas, menos o Financiamento da minha casa. Aprendi que dividas são terríveis para o pequeno investidor. Minha casa foi financiada pela Caixa Econômica Federal, pelo programa "Minha Casa Minha Vida", prestações decrescentes.
As informações são as seguintes:
Prazo do Financiamento: 300 meses.
Prestações pagas: 85 meses.
Taxa de Juros Contratual: 4,5000.
Ind.Reaj.Prest.Mês conf.C.Contratual: 1,00782.
Ind.Reaj.S.Dev.Mês conf. C.Contratual: 0,99999.
Categoria Profissional: 000.000-0.
Taxa de Juros c/ Relacionamento: 4,5000.
Sistema de Amortização: SAC.
L. Financ./Or. Recusos: 306/25.
TP: 310.
Extrato de Evolução:
Prestação Atual R$: 513.69
FGHAB R$: 10.98
Total da Prestação R$: 524.67.
Saldo Devedor Teórico em R$: 61.019.90.
Juros/Correção do Mês R$: 229.88.
Amortização do Mês R$: 283.81.
Valor do Imóvel era de R$: 120.000.
Foi dada entrada de R$: 42.000.
Lembro que o saldo devedor inicial era de 78.000.
O imóvel valorizou e hoje vale aproximadamente R$ 180.000.
Não sei se precisava de todas essas informações, mas na dúvida resolvi informar o máximo possível.
Minha dúvida é:
1) Devo continuar com está divida e dar início ao aos aportes mensais de longo prazo (20, 30, 40 anos), visando minha aposentadoria...(Buy and Hold), investindo e diversificando em Renda Fixa, Ações de boas Empresas, FIIS, e deixar o financiamento ir até o final ou...
2) Não investir para o longo prazo (Ações e FIIS), visto que os ativos da Renda Variável (variam) e a volatilidade e incertezas não me permitiriam ter uma previsão de quando e se poderei vender estes ativos para quitar o financiamento. Assim sendo, eu devo concentrar meus aportes na Renda Fixa para quitar o quanto antes o Financiamento.
3) Eu poderia dividir meus objetivos em curto, médio e longo prazo, distribuindo meus aportes entre Renda Fixa (com mais previsibilidade e com liquidez), para com mais tempo juntar o valor para quitar o financiamento e ao mesmo tempo fazer aportes de longo prazo (FIIS e Ações), visando minha aposentadoria.
Ou seja, fazer um pouco de cada ao invés de fazer um e deixar outro esperando.
Espero ter sido claro quanto a está dúvida que tem me incomodado há algum tempo.
Desde já agradeço a todos deste Fórum e que tenhamos um Feliz 2018!