Prezados colegas, estou tentando trazer os FIIs para meu "círculo de competência" de investimentos. Estou estudando e minhas primeiras dúvidas pairam sobre o papel do administrador: qual o poder de influência sobre a gestão do fundo e quais são os riscos inerentes ao fundo associados ao administrador. Vou tentar colocar as minhas dúvidas de forma mais objetiva.
Encontrei a seguinte definição em uma página na internet:
- Gestor: seu papel é tanto o de conceber o Fundo Imobiliário quanto de zelar pela manutenção dos ativos imobiliários. O gestor firma contratos de locação, busca manter os imóveis ocupados e gerando boa remuneração aos cotistas do fundo. Também é papel do gestor primar pela boa manutenção dos espaços do imóvel e informar os investidores sobre as questões do fundo através de relatórios periódicos. O gestor é remunerado por uma taxa de gestão a ser paga pelo fundo;
- Administrador: é uma entidade qualificada que deve zelar pelos processos financeiros pelos quais o fundo deve passar legalmente, fazendo assim com que haja transparência aos investidores. Pode-se citar como papel do administrador fazer o processamento e controle de títulos e valores mobiliários integrantes da carteira do fundo através de uma tesouraria, escriturar as cotas, organizar a custódia de ativos financeiros e contratar e supervisionar auditorias independentes a serem realizadas periodicamente. O administrador é remunerado por uma taxa de administração a ser paga pelo fundo.
- Para ficar mais clara a diferença entre o gestor e o administrador, na prática o gestor seria o “gerente” da “empresa” FII enquanto o administrador seria o “contador”.
Perguntas:
1) Essas definições estão corretas?
2) Qual o poder de influência da administradora na gestão do fundo? A administradora tem o poder de indicar/trocar os gestores? Isso necessitaria ser aprovado em assembleia ou não?
3) Os gestores, nos quais o maior expoente é o diretor do fundo, são funcionários da instituição financeira administradora?
4) O administrador (instituição financeira associada) de um FII poder ser trocado? (Tudo bem, tudo pode acontecer, mas eu gostaria de entender o mecanismo da coisa. Do ponto de vista prático, isso é algo viável?)
5) Quais são os riscos inerentes de um FII associados ao seu administrador? Se o administrador quebrar, quais os possíveis impactos no FII?
6) Vi que a INTRAG é uma subsidiária do Itaú. O que isso significa exatamente? A INTRAG pertence ao Itaú?
Por exemplo: não gosto da BTG Pactual mas alguns FIIs administrados por ela me parecem interessantes. Gostaria de entender o papel do administrador para poder julgar se devo considerar tais fundos para investir.