Hoje ocorreu uma situação que gostaria de compartilhar com vcs.
Começou a trabalhar em casa uma diarista, pessoa do bem, trabalhadora e que é quem sustenta a casa dela. Ela sempre trabalhou de empregada doméstica e minha esposa comentou que ela estava triste por se tornar diarista porque não terá mais férias, 13º sal, Inss, enfim os "direitos". Detalhe : ela saiu do emprego porque descobriu que o antigo patrão não recolhia nada dos "direitos" há 5 anos !! Detalhe 2 : Como diarista está recebendo 2,5 vezes o que recebia como doméstica.
Sentei exatos 30 minutos com ela, dei uma caixinha e coloquei 6 envelopes : Férias, 13º, Fundo de garantia, Inss, Transporte e Poupança para o futuro. Expliquei que se ela tirasse X de cada faxina e colocasse naqueles envelopes ( daqui uns 2 meses numa poupança) ela teria mais rendimento mensal do que teve até hoje, recebendo em dia, sem se preocupar se o patrão iria recolher "os direitos" ou não com a enorme diferença que ela mesma cuidaria de si sem delegar a outros.
Pessoal, a moça parece que viu a Luz !! Virou outra pessoa. Assim que paguei, ela imediatamente correu lá nos envelopes e já colocou o tanto necessário para cada um, fora que já me perguntou quanto tem que guardar pra ter 3k no final do ano !!
Fora a minha alegria de ver a alegria dela ficou o pesar de ver como nosso povo não recebe o básico da educação financeira.
Nosso país poderia ser outro.