Pessoal, @Huoya, estou montando minha carteira de stocks e em dúvida se devo seguir a mesma proporção entre ações e FIIs para Reits e empresas no exterior.
No Brasil estou confortável colocando 25% da minha carteira total em ações e 12,5% em FIIs. Minha dúvida é se, seguindo esta lógica, o adequado seria, se for comprar 50 stocks, que eu tivesse o dobro de empresas que de Reits, ou seja, mais ou menos 34 ações e 16 REITS no exterior.
Uso essa proporção no Brasil pelas peculiaridades dos FIIs, que não se alavancam muito, tampouco crescem tanto quanto empresas e (acho) pela própria cultura do brasileiro em investir em imóveis... Só que isso não se aplica muito no exterior porque essas premissas lá não se repetem.
Pelo fato de lá o REITs serem empresas, estou com a sensação de que 16 REITS no universo de 50 stocks é muito, pois seria de fato concentrar 32% da minha carteira de stocks em um único setor...
Enfim, sei que o percentual é uma questão pessoal, mas o que vcs acham que deveria ser levado em conta para fazer esta proporção entre ações e REITS na carteira do exterior? 32% no setor de Real Estate Investment Trusts é excessivamente concentrado?
obrigado