Olá a todos. Sou novo aqui, procurei resposta para minha dúvida no fórum e embora tenha achado um tópico parecido, não senti a pergunta completamente respondida. Provavelmente é muito idiota o que vou perguntar, mas enfim...
Entendi a filosofia de acúmulo de patrimônio, de não "realizar lucro" e de escolher boas empresas para se tornar sócio. Mas e depois de investir por muito tempo e ter acumulado patrimônio, como usufruir dele? Vendendo as ações? Entendi que é ilusão viver de dividendos, então o jeito seria vender... Exemplo: vamos supor que daqui a muito tempo, eu atinja 10 milhões em ações de boas empresas. E então decida parar de trabalhar, por já estar velho ou pouco produtivo... Como operacionalizar isso? Vender todo mês um pouquinho para pagar as contas?
Num dos vídeos que vi, o Bastter dá um exemplo de um amigo dele que comprava apartamentos em Copacabana e obtinha rendas de aluguel, e que não tinha motivos para vender os apartamentos! A idéia de vender uma ação me desanima bastante a investir em ações! Vocês entendem isso como um ciclo natural? Ser sócio de uma empresa e depois deixar de ser, mesmo que não haja deterioração dos parâmetros, mas para converter patrimonio em caixa? Já invisto há 04 anos em FIIs, tenho uma carteira bem diversificada. Nunca fui de girar cotas de FIIs, embora eventualmente ocorram mudanças de condições (ou erros de análises) e seja necessário sair de um FII e realocar o valor em outros. Mas todo mês ele me gera uma renda, da qual posso usufruir sem mexer no principal. E o principal ainda cresce em valor!
Embora já tivesse ouvido muito falar do Bastter.com, nunca tinha vindo por aqui devido a esta questão da venda de ações... Enfim... Coloco-me aqui ignorantemente pedindo a ajuda de vocês.
Abraços;