Pessoal, nunca me pronunciei no site mas sempre usufruí das valiosíssimas informações discutidas por toda essa sensacional e única comunidade! Estou escrevendo para compartilhar um pouco da minha experiência e agradecer de todo coração ao Bastter, mestre das voadoras salvadoras!
Como muitos, entrei na bolsa achando que iria ficar rico de forma rápida. Minha mentalidade sardinha de ser (como a maioria de sites mainstream orienta o pequeno investidor) dizia que eu iria só lucrar, lucrar e lucrar após o Impeachment. É a mentalidade sardinha-Diná. Decerto consegui triplicar meu patrimônio, pois investi em empresas (de forma extremamente concentrada, zero de diversificação) que estavam bem desvalorizadas. Tive muita sorte por não ter tomado um tombo violento. Muita sorte mesmo, pois já estava me sentindo o "Doutor" da bolsa...
Ao mesmo tempo comecei a estudar e ler tudo sobre "operar ações". Queria ser um "Trader" de sucesso! Comprei um curso/assessoria na internet que, toda hora davam recomendações de day trade, swing trade e longo prazo. O meu medo me salvou de ficar "operando" dolar e índice, já que todo fechamento de mercado via gente comentando do tanto de prejuízo que tinha tido no dia por não ter colocado stop, e que iria recuperar no outro dia, etc. Então entrava apenas em algumas recomendações de swing trade. Como o mercado estava em alta vertiginosa, qualquer porcaria subia especulativamente, não tomava prejuízo, mas me recusava a sair nos "objetivos" fixados pelos analista e realizar os lucros, ficando na "fezinha" de a ação podre subir mais. Vida louca de loteria.
Apesar da análise técnica aparentar ser bem coerente, sendo um estudo comportamental das pessoas por trás do mercado, os movimento dos tubarões são invisíveis para seu radar. Resultado, sempre tem um tubarão à espreita para se banquetear com as ousadas sardinhas! E foi o que aconteceu. O espírito de trader baixou nesta sardinha que vos fala e resolvi operar grande! Toda a análise técnica e meus "consultores" do site onde era assinante apontavam para um lucro expressivo em 3 dias, de uma empresa que hoje sei que é podre. Resultado, em 3 dias "perdi" 30% do que havia investido. Segurei essas ações por mais seis meses e nada. Só me livrei delas quando encontrei a voz reveladora do Bastter.
Outra roubada que entrei foi quando comprei 1 contrato de S&P 500. Na semana seguinte o contrato já havia desvalorizado 80 pontos. Não conseguia dormir direito até o dia que vendi com prejuízo de 1 ponto. Não aguentei a pressão. Isso não é vida. Se tivesse continuado no contrato, no fim dele (acredito que são 6 meses) eu teria ganhado uma boa quantia. Mas nada era mais importante que minha paz. Não me arrependo em nenhum momento de ter vendido. Quem sabe que tipo de doença teria desenvolvido em mim no processo?
A derradeira roubada que me meti foi quando entrei no rally das construtoras na primeira baixa da selic de 2017. Comprei PDGR3! Imaginem só! A ação estava valorizando 30%, 40% até 50% ao dia! O olho da ganância cresceu e especulei. Não perdi dinheiro, mas o desgaste psicológico foi imenso! Na descida da ladeira vi a ação despencar sem que conseguisse vendê-la! Até imprudências no transito fiz quando a ação entrou em leilão, tentando vender urgentemente pelo celular, aparelho que nem toco quando estou dirigindo. Que sensação horrível.
A cereja do bolo veio quando chegou a hora de declarar o imposto de renda. Nem sabia por onde. Por sorte tomei conhecimento de um site que faz todos os cálculos a partir de todas as notas de corretagem do ano. E, lógico, o leão me arrancou um braço. Ou melhor, uma nadadeira. Não fazia ideia de nada quanto à movimentação de ações no mês. Paguei pela imprudência que fiz no final de 2016. Seguindo analistas de sites famosos que previam um turbulento começo de ano, resolvi vender de uma vez TODO o meu patrimônio! Tinha suas falas na cabeça - "Melhor garantir o dinheiro no bolso em época de incertezas". Recomprei quase tudo em janeiro de 2017! Eita sardinhice! Fico envergonhado só de lembrar. Pelo menos hoje tenho PARA SEMPRE em minha mente a frase do mestre: "Patrimônio não se gira, se acumula!"
Bom como vocês viram, eu estava dançando na beira do abismo. A voadora salvadora do Bastter veio quando comprei e li o seu excelente livro "Sobrevivendo na Bolsa de Valores". Essa voadora me empurrou para um lugar mais seguro, coerente, saudável, honesto e verdadeiro. Esse livro acalentou de forma inimaginável o dia a dia ao ver cotações do Índice Bovespa. Antes de conhecer um pouco da filosofia Bastter eu virava as costas para a tela do elevador do prédio do trabalho para não ver a cotação do Índice Bovespa do dia, tamanha angústia que sentia. A partir desse livro conheci essa fabulosa comunidade. Hoje, sempre quando sinto um impulso de sardinhice, venho para o site do Bastter fazer um exorcismo do encosto.
Bastter, só tenho a lhe agradecer. Se hoje tenho relativa segurança nos investimentos devo tudo a você e sua fantástica equipe. Obrigado por me mostrar o caminho do valor, da saúde e do trabalho! Lhe desejo muita saúde e uma longeva vida de exorcismos!
Abraços a todos!