Pessoal, comprei um carro popular, zero km, em março de 2013. Desde então, fiz revisões a cada 10.000 km, basicamente para troca de filtros, fluidos e alguns outros poucos reparos. O carro está hoje com 140.000 km.
Nas duas últimas revisões, porém, passou a demandar gastos maiores. Na última revisão, foram constatados supostos defeitos na direção hidráulica e na injeção eletrônica, que demandariam cerca de 15% do valor do carro, pela FIPE, para reparo.
Dessa situação, me surgiram dois questionamentos:
- meu conhecimento de mecânica é zero; e às vezes tenho a impressão de que a oficina pode estar inflando os custos, ou sugerindo procedimentos inúteis ou trocas de peças desnecessárias. Como saber se a oficina é confiável? E, além disso, como descobrir uma oficina confiável na minha cidade? especialmente se for numa cidade grande?
- pelo tempo de uso (aproximadamente 5 anos) e pela quilometragem (140.000 km), meu carro tende a começar a demandar progressivamente mais manutenção? Seria financeiramente mais interessante eu vender o atual e comprar um novo? (PS.: não ter carro não é uma alternativa)