Pessoal, gostaria das observações de vocês sobre uma situação familiar:
Meus pais moram em Recife, num excelente apartamento próprio em Boa Viagem, Bairro nobre da cidade. Porém, minha mãe sempre quis passar para um apartamento menor e mais novo (o atual tem 11 anos), inclusive por ser mais fácil de manter já pensando na velhice ( eles estão com 67 e 69 anos), e pegar diferença do dinheiro e ficar viajando que é o hobby deles.
Ao visitar minha irmã em João Pessoa (PB), meus pais se apaixonaram por um flat recém construído na cidade e, sem muitos cálculos, compraram um apartamento lá. Realmente, o empreendimento é impressionante e tem tudo o que eles sempre quiseram. Eles deram todas as economias que tinham de entrada, além do carro, e financiaram o restante. A ideia era depois vender o apartamento de Recife, quitar a dívida do Flat, comprar um carro novo e voltar a viajar.
Acontece que, nesse meio tempo, meu pai descobriu um câncer cujo tratamento tem que ser feito em Recife por possuir melhor estrutura médica que João Pessoa. Ou seja, eles teriam que manter uma base em Recife para virem regularmente para o tratamento. Como eu havia me separado, combinei de vir morar no apartamento deles de Recife com minha filha (eu tenho 45 anos e ela tem 20) e assumir os custos de manutenção do Ap sem pagar aluguel, o que ficou bom para todo mundo, até se decidir o que fazer.
Como eles não podem ficar sem carro devido à idade e à doença do meu pai, deixei o meu carro com eles por tempo indeterminado e estou andando de Uber nesse período (já calculei e os custos são os mesmos)
Inicialmente, as opções são:
1 - vender o apartamento de Recife (perdendo dinheiro devido à crise imobiliária), comprar e mobiliar um outro bem mais simples para usar como base e, com a diferença, quitar o apartamento de João Pessoa e comprar o carro.
2 - Tirar um empréstimo bancário para quitar o saldo devedor do apartamento de João Pessoa (vai sair mais caro mas o imóvel já passa pro nome dos meus pais) e para comprar um carro novo.
3 - Pagar a mensalidade do financiamento normalmente com a aposentadoria (dá pra pagar mas eles vão ficar apertados por 48 meses e vão ter que esquecer as viagens) e ficar usando meu carro por esse período.
Gostaria muito de saber a opinião de vocês a respeito.