Frequentemente vejo um argumento aqui na bastter.com: "a mas a escola não ensina educação financeira, não ensina programação..."
Gostaria de discutir isso, pra mim é um belo BULLSHIT que deveria ser combatido.
A escola tem um viés de doutrinação e condicionamento do comportamento desde sua gênese. Possui excelência em ser INEFICIENTE na transmissão e desenvolvimento do conhecimento.
O modelo é falho.
"A mas agora vamos colocar tablet, fazer uma dinâmica de grupo, vamos estimular a criatividade, passar um trabalho." Continua sendo inútil, ninguém se importa, não funciona de verdade.
Se você não confia na saúde e na segurança pública, porque deveria esperar e confiar na educação vinda de terceiros (Estado, professores...)?
Se quer um serviço bem feito, faça você mesmo.
O exemplo pessoal e a educação vinda dos pais é infinitamente mais influente que uma aulinha às 7:00h da manhã, ensinando sobre como lidar com dinheiro ou seja lá o que for.
O indivíduo vai ter mais chance de saber cuidar da sua grana se:
1) Tem pais descontrolados, endividados, dando exemplos negativos a vida toda, mas pelo menos ta aprendendo finanças na escola.
2) Tem pais com tranquilidade financeira, com uso racional do dinheiro e poupam toda mês. Não aprende nada na escola sobre finanças, nunca leu pai rico pai pobre.
Se quer que seu filho leia livros, dê o exemplo. Se quer que tenha o hábito de buscar por conhecimento por conta própria e se desenvolver sozinho, também dê o exemplo e o suporte necessário.
Não jogue nada nas costas dos outros, dê o exemplo e estimule-o a também querer cuidar da própria vida sem depender dos outros.
Fuja dessa ideia de deixar a criança 20h no colégio, foque em direcionar o tempo em atividades úteis, estimule.
Cuide de você e dos seus.