Estava pesquisando no site como declarar a situação atual de um investimento em renda fixa, e não encontrei a resposta com relação a declaração da situação atual do investimento. Ex: comprou um TD em 2016, e em 31/12/17 o título rendeu x%, qual o valor "atual" que deverá constar na declaração de 2017?
Pelo que eu entendi, devemos seguir o anexo II, Linha 2 da instrução normativa SRF Nº 698/2006 da Receita:
"Linha 2. Com relação às aplicações financeiras de renda fixa, serão informados:
1. os saldos em 31 de dezembro do ano-calendário anterior e em 31 de dezembro do ano-calendário, pelo valor de aquisição dos títulos ou aplicações;
2. o rendimento líquido pago ou creditado no ano-calendário."
Pelo que eu entendi da instrução, bem como do informe da corretora, devemos proceder da seguinte forma, ex: Comprou um TD Selic em 2016 no valor de R$ 1000,00
independentemente do quanto ele rendeu, caso não tenha havida novos aportes nem retirada, a situação "atual" nos anos seguintes a declarar será sempre R$1000,00, ou seja o valor investido sem os juros (reiterando: se não houver retirada nem aportes novos).
Resumo da obra: declara-se somente o valor investido do capital.
Só para deixar registrado, abri esse tópico para tentar esclarecer o porquê devemos seguir o informe das corretoras e não fazermos algo sem entender o motivo.
Não sei se isso é óbvio para vocês, mas no meu caso está situação me causou várias dúvidas.
Um abraço a todos e aguardo o entendimento de vocês.