Tenho 23 anos, terminando faculdade, não trabalho e recebo dinheiro todo mês da minha mãe para custear a vida em outra cidade, via transferência bancária.
Sou de MG, o valor depositado por ano quase excede R$32.514, se for considerar 3 anos consecutivos excede R$32.514.
Pois bem, desde os 3 anos juntei dinheiro. Até os 22 anos acumulei uma boa quantia pra minha idade/realidade, que ficou parada em conta corrente e dinheiro físico.
A partir do ano passado coloquei quase tudo na poupança, permaneci com um pouco de dinheiro físico (que depositei esse ano) e desde então mantive os aportes mensais em ações e renda fixa.
Agora chegou a hora de prestar contas ao fisco. Meus pais não sabem se estou sendo declarado como dependente, minha mãe acha que não. Ligarei para o contador amanhã.
Minhas dúvidas e preocupações são:
1) Gostaria MUITO de eu mesmo declarar o imposto esse ano. Como eu justifico a minha "renda", seria via doação de mãe pra filho? Tem outra forma ?
2) Como eu justifico o dinheiro físico acumulado durante tantos anos, que nunca foi declarado ?
Resumindo: como declarar o que recebo e o que acumulei?
PS: Se precisar eu falo os valores acumulados e de depósito, não coloquei porque é considerado má prática aqui na bastter.com, mas talvez precise pra me responder melhor.