Eu sei que a decisão é pessoal, mas um pouco de racionalidade é essencial. Por isso gostaria de algumas opiniões.
Minha mãe resolveu comprar um apartamento há 3 anos, ainda na planta. A ideia seria vender a casa que ela atualmente mora pra cobrir o valor do apt. Ocorre que a crise veio e a casa ainda não foi vendida. Nesse caso, os filhos terão que ajudar no custo do financiamento.
Li o contrato e verifiquei que a rescisão custará 30% do valor pago por ela durante esse período (os bolões). Ou seja, se decidirmos entregar o apt haverá uma perda aproximada de R$ 30.000,00
Vi também a simulação do financiamento, e percebi que esses R$ 30.000 equivale a aproximadamente 1 anos de juros contido na prestação.
Ou seja, com 1 ano de imóvel financiado o valor somente do juros equivale ao valor que ela perderia se rescindisse o contrato.
A família (irmãos) não parou nem vai parar pra fazer esses cálculos, e estão dispostos a financiar.
Mas confesso que se a decisão fosse apenas minha, optaria por rescindir o contrato. Pagaria os 30% da rescisão, aplicava o restante, e esperava vender a casa. Após a venda, ela poderia ficar na casa de um dos filhos até pesquisar e comprar um novo imóvel. Durante esse período ainda daria pra fazer mais economia, e provavelmente comprar um imóvel à vista, sem precisar de qualquer financiamento.
Não sei se estou exagerando, mas depois de um tempo acompanhando o site, criei uma aversão a dívidas.