Boa noite foristas e professor @Buy_and_hold64 Aproveitando o gancho exposto pelo Aleixo no post"Valor do imóvel", vou precisar de sua expertise em situação semelhante, pois vendi um lote condominial neste ano e tenho dúvidas quanto ao valor que devo lançar / atualizar / retificar na apuração no ano q vem (ou tem que recolher o imposto ainda este ano?).
Adquiri o lote em 2010 através de pagamento de 24 parcelas de 2.100 reais, totalizando um custo de R$ 50.400
Ocorre que no contrato estava previsto a entrega deste lote para mim através de um mecanismo de devolução de empréstimo chamada “ dação em pagamento”, em quitação a um valor de empréstimo de R$ 10.500, valor este que consta na escritura como valor do lote.
De 2010 para cá vinha informando este valor dos 10.500 e acrescentei outros 4.700 de custas cartoriais escrituração / ITBI (está correto realizar este acréscimo?) e 2.900 da construção de muro pago através de taxa extra no boleto do condomínio (correto também?), atualizando a situação de 31/dez/17 para R$ 18.100.
Em Janeiro deste ano vendi o lote por 90.000, tendo recebido 84.600, pois 6% foram transferidos ao corretor.
Minha duvida maior é: posso retificar o valor do imóvel para os 50.400 pagos em 2010 ou devo calcular o imposto em cima dos 18.100? Ou sobre apenas os 10.500??